A situar-se no início de um caminho rural paralelo à Estrada Nacional 228 e a menos de um quilómetro de Caparrosa, a denominada estela-menir é um monumento cuja construção se deu na era megalítica, no quarto milénio a.C., mas com decoração da época neolítica.
Com a utilização inicial como funerário, o monólito de forma paralelepipédica foi talhado em granito com a base mais larga e ligeiramente arredondado até à extremidade.
Com duas faces maiores ligeiramente obliquas e outras duas menores e de igual recorte, que lhe confere uma forma apontada e arredondada, é decorado com gravuras diferenciadas, que se podem ver pela foto, e executadas com uma técnica de picotagem.
Sendo pré-histórico, tem na face norte uma cruz de Cristo e, por baixo, as datas de 1804 e 1801.
Está desde 1997 em vias de classificação, homologado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Caparrosa, na freguesia Caparrosa e Silvares.
(Distância: 6 km S)
Com uma planta longitudinal, formada por nave e capela-mor retangulares, a sua fachada apresenta-se delimitada por pilastras nos cunhais, encimados por pilastras.
(Distância: 6 km S)
Este pequeno largo está rodeado pela Igreja Matriz, Capela de Nossa Senhora das Necessidades, Estrada Nacional e finalmente pela Junta de Freguesia.
(Distância: 6 km S)
O Mosteiro de Fráguas é na actualidade a Igreja Matriz do Santíssimo Salvador que serve a população da localidade com o mesmo nome de Mosteiro de Fráguas. Apresenta uma planta longitudinal, é formado por uma só nave.
(Distância: 6 km S)
(Distância: 6 km S)
Situada num pequeno largo, este templo de planta longitudinal é formado por nave e capela-mor rectangulares. Exteriormente apresenta uma fachada simples, estando à nave adossada a torre sineira.
(Distância: 6 km S)
Capela rectangular formada por nave, apresenta a sua fachada delimitada em cantaria, encimada por pináculos. Esta possui um portal em arco quebrado, ladeado por duas janelas quadrilobadas.
(Distância: 6 km S)
(Distância: 7 km SE)
A Igreja Matriz de São Miguel de Outeiro é de planta longitudinal e a fachada está dividida em três panos, delimitada em cantarias e encimada por pináculos.
(Distância: 7 km SE)
A Junta de Freguesia desta aldeia orgulha-se de fazer parte da história, uma vez que este edifício no passado era a Antiga Casa da Cadeia.
(Distância: 7 km SE)
Situado num largo, o pelourinho levanta-se sobre um soco de três degraus octogonais, estando o térreo parcialmente embebido no pavimento. É seguido por uma base moldurada, também octogonal.