Nascido no Avelal, órfão de pai muito cedo, embarcou ainda jovem para o Rio de Janeiro onde, mercê de seu trabalho, economia e sacrifício, ganhou enorme fortuna que fez dele um magnata na capital dos Estados Unidos do Brasil.
Então, em vez de se entregar ao fausto e aos vícios a que a riqueza muitas vezes convida, Elísio Ferreira Afonso pensou de outra maneira.
Não se vangloriou de ser um homem rico e importante, mas antes ajudou lá no Rio de Janeiro todas as instituições ligadas aos portugueses seus patrícios, mormente as de carácter assistencial. Logo que pudesse voltaria à terra onde nasceu, o Avelal, para fazer dela a sua princesa e herdeira de tudo quanto viesse a possuir no Brasil ou em Portugal.
E assim foi. Chegado ao Avelal, mandou construir um belo palacete, cheio de sol, onde hoje funciona o Lar da Terceira Idade. A seguir, a escola primária e a respectiva cantina, que simultaneamente dotou. Veio depois a igreja e a residência paroquial.
No mesmo ritmo, o Hospital, a Estação dos Correios, o Posto da Guarda Nacional Republicana, um bairro económico, a feira e as Festas do Avelal, o abastecimento de água à povoação, a electrificação do Avelal e Decermilo, e até o campo santo, onde ele quis ser sepultado no meio dos seus conterrâneos e amigos.
Antes de morrer, instituiu, ajudado por diversas entidades, a “Fundação Elísio Ferreira Afonso”, com relevante actividade no Avelal e em todo o concelho do Sátão, sendo disso a última manifestação.
Este ponto está situado na localidade Avelal, na freguesia Avelal.
(Distância: 104 m NW)
Recinto da festa de cariz profano que se realiza durante o primeiro fim de semana de Setembro.
(Distância: 111 m W)
(Distância: 118 m W)
Igreja Matriz de Avelal, dedicada a São José, construída em 1960 e restaurada em 1993.
(Distância: 255 m NW)
(Distância: 290 m NE)
Capela de Santa Bárbara em Avelal onde se realizam as festas desta santa.
(Distância: 758 m SW)
(Distância: 954 m N)
(Distância: 1 km N)
(Distância: 1 km N)
A festa do Senhor da Agonia é uma festa antiquíssima, perdendo-se pelos tempos a sua origem, aparecendo em alguns livros, que também se terá chamado Senhor dos Aflitos.
(Distância: 2 km E)