×
Pontos de Interesse no Concelho de São Pedro do Sul
Capela de São Tomé (Covelas)
Capela revestida na totalidade por silhares, a fachada é aberta pela porta encimada por uma janela, ambas retangulares. Na lateral direita está erigida a torre sineira e uma escada para acesso ao coro alto, bem como porta e janela.
Capela de Sá (Sá)
Uma capela dedicada a Nossa Senhora das Chãs, com a fachada em tímpano contracurvado, a porta de moldura retangular é sobreposta de um vitral representando Nossa Senhora e o Menino. A capela é exteriormente toda revestida de silhares e a fachada é ladeada pela torre sineira.
Capela de Sequeiros (Sequeiros)
Capela situada no adro para realização de festas, a fachada é aberta pela porta encimada por uma janela, ambas em moldura retangular. À direita ergue-se a torre sineira com a ventana em arco perfeito.
Capela de Sernadinha (Sernadinha)
Uma capela recente situada num grande largo na zona leste da localidade, com um palco, num espaço próprio para a realização de festas. A fachada da capela é aberta pela porta antecedida por um alpendre e encimada por uma janela redonda.
Capela de Vilarinho (Vilarinho, Manhouce)
Uma capela com a fachada coberta de silhares, a porta em arco abatido é sobreposta de um óculo circular e este do tímpano triangular. A torre sineira ao lado direito termina em coruchéu piramidal ladeado por pináculos piramidais sobre os cunhais.
Capela de Vilarinho (Vilarinho, Valadares)
Uma pequena capela situada num largo aberto para a realização de festas, onde também existe um coreto e um parque de merendas. A fachada da capela é aberta unicamente pela porta e a capela é totalmente revestida de silhares.
Capela do Bom Sucesso (Freixo)
Capela situada no limite sul da localidade, destaca-se a fachada aberta pela porta encimada por uma janela, as paredes cobertas de silhares e no lado esquerdo a torre sineira dupla terminada com ventana de sineira vazia ladeada por pináculos piramidais.
Capela do Divino Espírito Santo (Oliveira)
De planta retangular é formada por nave e capela-mor mais estreita, tendo adossada à esquerda, a sacristia e uma escadaria para acesso ao coro-alto e sineira. No remate no vértice da empena a cruz latina, ladeando-se de dois pináculos piramidais.
Capela dos Enfermos, Carregal (Carregal)
Uma pequena capela com a fachada aberta pela porta e o tímpano terminado na cruz. Na fachada traseira o tímpano é terminado com um sistema sonoro.
Capela do Senhor da Boa Passagem (Gralheira)
Numa freguesia que tem um ex-libris como o Mosteiro, tudo o resto passa despercebido, inclusivamente esta Capela de Boa Passagem que somente o que tem como informação é a sua denominação. Na fachada principal em empena triangular, o portal em vão reto é encimado por uma janela igualmente reta e uma pequena sineira.