×
Pontos de Interesse no Concelho de São Pedro do Sul
Capela de Nodar (Nodar)
Uma capela num largo no centro da localidade, a porta é antecedida por uma pequena escada de quatro degraus. A porta, em moldura retangular, é encimada por uma sineira em arco de volta perfeita e sobre uma base retangular.
Capela de Nossa Senhora da Ajuda (Ladreda)
Uma capela junto da estrada e no meio do arvoredo, situada a algumas dezenas de metros a oeste da localidade, é uma capela moderna com a fachada aberta pela porta e quatro janelas, ladeada pela torre sineira.
Capela de Nossa Senhora da Expectação (Sobrosa)
No lugar da Sobrosa face à estrada municipal, ali se encontra a Capela da Nossa Senhora da Expectação sem mais informações além do nome. Destaca-se a fachada principal aberta pela porta encimada por uma janela, ambas as aberturas retangulares.
Capela de Nossa Senhora da Guia (Baiões)
A Capela de Nossa Senhora da Guia encontra-se no topo de um monte sobranceiro ao rio Vouga, conhecido como de Castro de Baiões, uma edificação do século XVII, mas em que a capela original tem atribuída a sua construção a meados dos séculos XII e XIII.
Capela de Nossa Senhora da Nazaré (Drizes)
A Capela de Nossa Senhora de Nazaré, uma edificação setecentista, mais concretamente de 1739, tem a fachada antecedida por uma galilé com uma cobertura apoiada em quatro colunas e na parede da construção ao lado.
Capela de Nossa Senhora da Paz (Póvoa das Leiras)
Uma capela situada no extremo sul e afastada da localidade, junto de um espaço propício à realização de festas. A capela teve uma reconstrução recente, e destaca-se a cobertura das paredes e a decoração dos cunhais.
Capela de Nossa Senhora da Ribeira (Pereiro)
Não se sabendo o ano ou século da edificação, sabe-se que no século XVIII os residentes de Vila Maior foram aconselhados pelo bispo D. Júlio Francisco de Oliveira a reedificarem a capela. Destaca-se as duas escadas laterais para acesso ao coro alto e à sineira.
Capela de Nossa Senhora das Colmeias (Goja)
A origem desta capela está ligada a uma lenda, em que uma imagem apareceu a uma mulher que ia verificar as suas colmeias. Segundo o Frei Agostinho de Santa Maria, já no 1716 eram efetuadas procissões em ação de graças à Nossa Senhora das Colmeias.
Capela de Nossa Senhora das Necessidades (Fermontelos)
Capela de Nossa Senhora das Necessidades, é a segunda mais antiga da freguesia, e uma das melhores em decoração.
Capela de Nossa Senhora das Neves (Covelo)
Capela no centro da localidade de Covelo, destaca-se a fachada aberta pela porta encimada por uma janela, ambas de moldura retangular, terminada na sineira e ladeada por pináculos.