×
Pontos de Interesse no Concelho de São Pedro do Sul
Parque de Merendas de Vilarinho (Vilarinho, Valadares)
Parque de merendas situado no recinto das festas e junto da capela, tem diversas mesas e respetivos bancos e ainda uma fonte pública.
Pavilhão Municipal de Santa Cruz da Trapa (Eiras)
Inaugurado há cerca de 6 anos, este espaço possibilita a realização de atividades desportivas e culturais, de competição ou de simples exercício. A sua situação dentro da localidade facilita o acesso dos residentes.
Pedra Escrita das Eirinhas (Joazim)
A pedra ou as pedras escritas das Eirinhas são um conjunto de pedras com simbologia em círculos concêntricos, espirais e reticulados, que transportam para um período entre o calcolítico e a Idade do Bronze, correspondendo o 3º ao 1º milénio a.C.
Pedra Escrita (Serrazes)
É um bloco granítico, possivelmente do século VIII a.C., com cerca de 3 metros de altura e 2 metros de largura, com gravações que formam pequenos quadrados e rectângulos.
Pelourinho de Santa Cruz da Trapa (Trapa)
Situado a poucas dezenas de metros da Capela de São Sebastião, num largo em que o monumento serve de rotunda, teve a sua ocupação inicial no Largo do Pelourinho. É no século XVI que a edificação do Pelourinho se realiza e, como habitual naqueles tempos, situava-se em frente dos Paços do Concelho e Cadeia.
Pelourinho de Sul (Sul)
No século XIII a localidade de Sul era cabeça de concelho, tendo recebido no século seguinte o foral do rei D. Dinis. A construção do Pelourinho terá ocorrido na segunda metade do século XVI, após ter recebido o foral do rei D. Manuel. O concelho foi extinto em 1855.
Poço Azul (Sobrosa)
No lugar do Sobrosa, a norte da Capela de Nossa Senhora da Expectação, vamos encontrar o Poço Azul, um local de rara beleza, poço de águas cristalinas da ribeira da Landeira junto das rochas graníticas polidas pela erosão milenar, o que provoca uma pequena queda de água e uma pequena piscina.