×
Pontos de Interesse no Concelho de São Pedro do Sul
Junta de Freguesia de Santa Cruz da Trapa (Calvário)
A Freguesia de Santa Cruz da Trapa tem dois elementos bastantes fortes para a sua antiguidade, sendo que um deles a situa no ano de 1120, tendo como base um Mosteiro Beneditino, e o segundo elemento é a prova de que Santa Cruz da Trapa obteve foros de vila e consequentemente sede de concelho.
Junta de Freguesia de São Cristóvão de Lafões (Gralheira)
Conhecida como "Terra de Lafões", não há informações sobre o passado da freguesia de São Cristóvão de Lafões. Com vestígios desta época da história por toda a zona, de consideráveis monumentos de castros, dolmens ou antas, a zona de Lafões foi ocupada pelos romanos, depois pelos suevos e visigodos.
Junta de Freguesia de São Félix (São Félix)
Uma localidade com a designação de São Félix, que é também o seu protetor. Ainda no século XII, o território desta freguesia fazia parte da paróquia de São Pedro do Sul, de que foi vigairaria de apresentação da Universidade, cujos donatários eram os Duques de Lafões.
Junta de Freguesia de Serrazes (Serrazes)
A localidade surgiu de uma propriedade privada, tal como a igreja, de um Senhor chamado Serrazis, que acabou por transformar o nome da localidade para Serrazes. Está situada numa zona que é atravessada por estradas nas diversas direções, beneficiando dessa localização.
Junta de Freguesia de Sul (Sul)
A antiguidade da localidade de Sul remonta à época anterior a Nacionalidade, não se sabendo contudo até quando. Antes de 1128 o culto de Santo Adrião já se fazia sentir naquela localidade, ao ponto de ser o Padroeiro da freguesia e da Igreja Matriz.
Junta de Freguesia de Valadares (Valadares)
A freguesia de Valadares teve o seu auge na Idade Média quando a localidade foi doada ao Mosteiro de São Cristóvão de Lafões. O Bispo de Viseu, no século XII, cancela os direitos sobre a Igreja de Nossa Senhora da Expectação, passando os rendimentos que usufruía para o Mosteiro.
Junta de Freguesia de Vila Maior (Igreja, Vila Maior)
As primeiras referências escritas de povoações pertencentes à freguesia datam do ano de 1103, mas a ocupação humana é bem mais antiga demonstrada pelas insculturas da idade dos metais. A sua toponímia de Villa refere exatamente que os romanos por aqui se fixaram.
Lagaretas ou Lagares dos Mouros (Amieiros)
Em relação a estas lagaretas ou lagares dos Mouros, assim chamadas, há dúvidas se foram fabricados pelos humanos ou se seriam esculpidas pelo tempo e pelas condições atmosféricas. O desconhecido fica para a imaginação dos visitantes e para as lendas.
Largo Central (Termas)
Esta pequena praça central de São Pedro do Sul é o local intensamente frequentado pelos residentes, frequentadores das termas e visitantes, tendo na parte mais larga da pequena praça o Balneário da Rainha D. Amélia. É um exemplo do postal ilustrado de São Pedro de Sul.
Marcos da Ordem de Malta (Pindelo dos Milagres)
Estes marcos da Ordem de Malta são relativos ao século XII, em que as propriedades de uma das localidade de Vila Maior, Goja, pertenciam aos reis leoneses que, por sua vez, foram herdados por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques.