×
Pontos de Interesse no Concelho de São Pedro do Sul
Junta da União de Freguesias de Carvalhais e Candal (Carvalhais)
As duas anteriores freguesias situam-se na serra de Arada, com informações que remontam ao período pré-histórico, salientando-se o Castro de Cárcoda e sinais da ocupação romana e muçulmana. Surgem referências documentais nos séculos XI e XII, formando-se a União das Freguesias em 2013.
Junta da União de Freguesias de São Martinho das Moitas e Covas do Rio (São Martinho das Moitas)
Duas antigas freguesias agregadas em 2013, formando a União das Freguesias situada na Serra da Arada e na fronteira com o concelho de Castro Daire, também do distrito de Viseu. Aldeias de interior, ambas sofrem do mesmo problema de desertificação e por isso poucos habitantes.
Junta da União de Freguesias de São Pedro do Sul, Várzea e Baiões (São Pedro do Sul)
A história de São Pedro de Sul tem a sua maior evidência desde os tempos romanos, cuja presença de vestígios são mais que evidentes, ao tornarem a localidade num verdadeiro centro termal, o que dura até à atualidade. É com as termas que se escreve a verdadeira história de São Pedro de Sul.
Junta de Freguesia de Baiões (Baiões)
De origem germânica com o nome de Baiões representado no seu topónimo, uma "Villa" que dá o nome a uma das mais influentes e poderosas famílias nobres fixadas em tempos idos neste território. O povoamento provém das épocas pré-históricas, comprovado num espólio bastante grande de vestígios arqueológicos.
Junta de Freguesia de Bordonhos (Igreja, Bordonhos)
Bordonhos tinha a designação de Vaordomos no século XIII, durante as Inquirições do monarca D. Afonso III. Por derivação linguística deu a denominação atual. É no entanto uma freguesia anterior à Nacionalidade, sendo referida num documento datado de 1030 e ainda no século XII.
Junta de Freguesia de Figueiredo de Alva (Igreja, Figueiredo de Alva)
Não havendo informações históricas sobre esta freguesia, a sua posição geográfica traduz, tendo em conta a história das suas freguesias vizinhas, a probabilidade de este território remontar a uma grande antiguidade, anterior ao Império Romano.
Junta de Freguesia de Manhouce (Manhouce)
Manhouce celebrizou-se no ano de 1938 quando concorreu para a aldeia mais portuguesa de Portugal, sendo um território preferencial do ser humano. Esta ocupação humana vai corresponder ao tempo do Pré-histórico, percorrendo a Idade de Bronze e do Ferro, até ao Império Romano.
Junta de Freguesia de Pindelo dos Milagres (Pindelo dos Milagres)
A primeira referência a Pindelo dos Milagres é da época do reinado de D. Dinis. Anteriormente designada de Pindelo de Lafões, por pertencer ao concelho de Lafões, deixou depois de pertencer a este e passou ao de S. Pedro do Sul.
Junta de Freguesia de Pinho (Pinho)
Situada a este da sede do concelho São Pedro do Sul, a freguesia de Pinho tem nos seus termos históricos mais antigos o século XII, quando o presbítero de Zacarias cedeu as obras que tinham sido feitas em S. Salvador do Mosteiro ao Mosteiro de São Pedro do Sul e à Sé de Coimbra.