×
Pontos de Interesse no Concelho de São Pedro do Sul
Igreja de São Gonçalo (Sobral)
Igreja Matriz da aldeia, a fachada é aberta pela porta encimada por uma janela do coro. Na empena triangular, que termina na cruz no vértice, o telhado é interrompido pela sineira e tem na lateral esquerda uma escada para acesso ao coro alto. No mesmo lado, um anexo.
Igreja de São João Batista (Igreja, Bordonhos)
Há poucas informações sobre esta igreja e nem as Inquirições Paroquiais conseguem situá-la numa data fixa, sendo que a situação mais próxima é atribuída a D. Dinis que define uma cronologia da segunda metade do século XIII. Destaca-se a torre sineira, de três pisos e uma cobertura piramidal.
Igreja de São João Batista (Pinho)
Dedicada a São João Batista, não há mais informações disponíveis sobre esta igreja. Tendo a localidade uma primeira referência no século XII, a igreja poderá igualmente remontar a essa época. Destaca-se o portal encimado por três janelas terminadas em cimalha idênticas à porta, em friso saliente.
Igreja de São Salvador de Serrazes (Serrazes)
Dedicada a São Salvador, esta igreja foi inicialmente privada, a mando de um Senhor Serrazis, tendo a edificação ocorrido entre os séculos XII e XIII. O altar-mor, dedicado a S. Salvador, em talha barroca, é mais antigo que as paredes da igreja, segundo informação do pároco.
Igreja Matriz de Candal (Candal)
As Inquirições Paroquiais são as referências existentes mais precisas deste território, que indicam o século XI. Na igreja destaca-se a sineira, a ladear e cortar a fachada, de dois arcos de volta perfeita e outros tantos sinos, com remate em cruz latina ladeada por dois pináculos piramidais.
Igreja Matriz de Carvalhais (Carvalhais)
Esta Igreja de São Tiago, Matriz de Carvalhais, foi edificada no século XVIII, tendo no entanto um antecedente histórico desde o século XIII. Foi inaugurada provavelmente em 1743, conforme uma inscrição na parede da igreja. Destaca-se a sineira sobre a galilé que antecede a entrada principal.
Igreja Matriz de Covas do Rio (Covas do Rio)
Sem outras informações além do nome, de São Facundo, nesta igreja situada na zona sul da aldeia de Covas do Rio destaca-se a fachada aberta pela porta encimada por uma pequena fresta e com a torre sineira de construção posterior.
Igreja Matriz de Figueiredo de Alva (Igreja, Figueiredo de Alva)
A única informação histórica sobre esta igreja refere que é uma segunda construção, dada o estado de ruína em que a primeira se encontrava e que se situava neste mesmo local. Restou da primeira a pia batismal que está agora na atual. Destaca-se a torre sineira terminada em pirâmide e ladeada por pináculos.
Igreja Matriz de Manhouce (Manhouce)
A construção da Igreja Matriz de Manhouce, uma edificação barroca, situa-se entre os séculos XVII e XVIII, uma edificação em granito de planta retangular composta pela nave única com adossamento da sacristia e da torre sineira, ambas no lado sul. Salienta-se os retábulos interiores e a torre sineira.
Igreja Matriz de Santa Cruz da Trapa (Burgueta)
Sobre a Igreja Matriz de Santa Cruz da Trapa, a única informação disponível é das Inquirições Paroquiais, que só indicam que a localidade teve foros de vila e de sede do concelho. Destaca-se a forma decorada da fachada principal, todas as aberturas encimadas de forma idêntica por uma cimalha em ângulo.