Esta fundação está ligada a uma lenda na qual o Infante D. Afonso Henriques é protagonista, tendo nascido com uma deformação nas pernas fazendo temer o pior.
Arquitectura religiosa, contém elementos dos estilos românico, gótico, manuelino e barroco. Mosteiro de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, é composto por igreja e construções anexas no lado esquerdo, onde surgia a zona regral, desenvolvida em torno de um claustro.
A Igreja é de raiz românica, remodelada no período gótico, composta por nave, capela-mor, sacristia, um panteão e torre sineira. Tem coberturas interiores diferenciadas de madeira na nave e anexos e em abóbada de nervuras na capela-mor.
Fachada principal rematada em empena, tem os vãos rasgados em eixo composto por portal de volta perfeita e rosácea, o primeiro modernizado no século XVI, com o acrescento de arco canopial inserto em alfiz, manuelinos. Tem escassa iluminação interna, por frestas.
(Fotos antigas e de interior inseridas com autorização da Rota do Românico)
Retábulos de talha dourada de estilo barroco nacional, os colaterais prolongando-se e revestindo parcialmente o arco triunfal.
O Mosteiro de Santa Maria de Cárquere faz parte da Rota do Românico, tendo o número 29 do Percurso do Vale do Douro.
Desde 1910, o Mosteiro está classificado como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Cárquere, na freguesia Cárquere.
(Distância: 461 m SW)
(Distância: 962 m SE)
Esta igreja está classificada como Monumento Nacional desde 1910.
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 1 km E)
(Distância: 1 km N)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)