Este tipo de sepulturas existe com maior ou menor quantidade mediante as zonas, pois estas podem ser zonas ricas em rochas graníticas.
São da época medieval, compreendidas entre os séculos IX a XII.
Quanto à tipologia, podem tomar a forma não antropomórfica, tais como ovalada, retangular com laterais arqueados e trapezoidal. As que tomam a forma antropomórfica, têm algumas variantes de contornos da cabeceira e do resto do corpo, com ângulos retos ou arredondados.
Contudo pensa-se que as mais antigas são as antropomórficas, sendo de pouco antes do século IX. E como se pode observar esta zona é uma das mais ricas neste tipo de sepulturas.
Como se pode observar, pelos diversos tamanhos que as sepulturas adquiriram, pode-se dizer que ali foram sepultados tanto adultos como crianças.
Este ponto está situado na localidade Antas, na freguesia Antas e Ourozinho.
(Distância: 95 m N)
Este monumento megalítico está compreendido entre as épocas do neolítico e do calcolítico. Foi identificado em 1991 e encontrava-se fragmentado em duas partes.
(Distância: 3 km N)
Um templo em cantaria de granito, tem a fachada com um pórtico ogival, e adossada à direita uma torre sineira com dois sinos.
(Distância: 4 km NW)
A freguesia da Beselga possui uma ponte romana, exemplar valioso da história e da arquitectura regional e local.
(Distância: 5 km NW)
(Distância: 6 km N)
Este menir, que se encontra em elevado estado de degradação, tem o nome da vila pois situa-se junto da sua saída sul.
(Distância: 6 km SW)
(Distância: 8 km N)
(Distância: 8 km N)
Por falta de dados explicativos sobre a Torre do Relógio, e como Penedono tem monumentos dos séculos XVI a XVIII, poderá ser que esta Torre seja desta época.
(Distância: 8 km N)
Conhecida como Igreja de São Pedro, sendo este o Orago de Penedono, a igreja é do final do século XVII e início do século XVIII, época em que sofreu profundas obras de restauro.
(Distância: 8 km N)
Pousada de Penedono