A residência paroquial, anexa à igreja, sofreu um incêndio em 1982 sendo reconstruída em poucos anos. Entre 1997 e 1998 todo o conjunto foi alvo de melhoramentos que incluíram o adro da igreja.
A fachada do templo é limitada por pilastras e frontão curvo. Ao portal sobrepõe-se a janela que ilumina o coro e finaliza com a torre sineira à esquerda terminada em coruchéus.
No adro, alinhado com a fachada, está o antigo portal da residência paroquial, que foi aqui colocado nas obras ocorridas em 1997. Este portal é de verga reta e encimado por frontão de aletas interrompido.
A igreja é composta por uma nave única abobadada. O retábulo-mor pode ser do século XVIII ou início do século seguinte, tal como os colaterais.
Este ponto está situado na localidade Pinheiro de Lafões, na freguesia Pinheiro.
(Distância: 2 km NE)
Datada possivelmente do século XVIII, esta Igreja de São Martinho, segundo testemunhos documentais, teve em 1808 uma reformulação no corpo da igreja.
(Distância: 3 km N)
(Distância: 3 km E)
Situada no centro histórico da cidade, com uma planta longitudinal, é constituída por nave e capela-mor.
(Distância: 3 km E)
Situada na parte histórica da cidade, o edifício acolhe a União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães.
(Distância: 3 km E)
De uma verdadeira importância que um pelourinho podia ter nos tempos mais remotos no campo político e judicial, acabou por se tornar num verdadeiro símbolo do nada, até no seu próprio remate.
(Distância: 3 km E)
O Museu Municipal encontra-se num edifício da década de 1940 com arqueologia romana, como moedas, cerâmicas, marcos miliários e outros.
(Distância: 3 km SE)
Os jovens de Vilarinho, que cedo saíram desta povoação à procura de emprego e constituir família, regressam agora à sua aldeia recuperando casas antigas e degradadas.
(Distância: 3 km E)
Câmara Municipal de Oliveira de Frades, Largo Dr. Joaquim de Almeida, 111 - 3680-116 Oliveira de Frades
(Distância: 4 km N)
Sem informações sobre esta igreja, apenas a dedicação a Nossa Senhora da Expectação, destaca-se a torre sineira, em dimensão um pouco maior que o habitual, e a fachada principal aberta pelo portal em verga reta a que se sobrepõe um friso saliente, encimado por um óculo circular em tímpano.
(Distância: 4 km N)