Uma fonte de espaldar, situada no beco da rua com o mesmo nome, duas bicas vertem água para um tanque retangular. O espaldar é simples, sem decoração, encimado por um friso.
Uma fonte em que no espaldar está uma placa oval com a indicação de "CM 1877", a data da sua construção num local um pouco à frente do atual. Foi para aqui levada no início da década de 1990 para o alargamento da rua.
Fonte situada ao lado da Capela do Espirito Santo, esteve no início do Largo de Camões sendo transferida para este local em 1928. Duas bicas vertem água de nascente para o tanque e tem ao centro do espaldar o escudo de Lamego com a data de 1906.
Uma fonte do 1830 que inicialmente estava no antigo Campo do Tablado, onde é agora o Jardim da República, foi em 1923 desmontada, reerguida no ano seguinte no local atual e concluída em 1928.
Construído próximo da necrópole árabe Macab (daí o nome derivar em Almacave), este templo é uma construção românica do século XIII. Reza a história que se realizaram neste templo as primeiras cortes do Reino de Portugal, em 1143.
Igreja situada junto do cemitério, destaca-se a fachada composta por porta encimada por um janelão formando ambas as aberturas um conjunto. A base da porta é ladeada por dois óculos circulares e a fachada termina com um frontão contra-curvado.
Um jardim no centro da cidade, local ideal para passeio, jogos e descanso, com muitas árvores, bancos e ainda um coreto para representações teatrais ou musicais.