A Igreja de São Cristóvão de Nogueira, a Igreja Matriz da freguesia com o mesmo nome, está situada num miradouro com uma excelente vista sobre o Vale do Douro.
A igreja pode ter sido construída na fase de criação da freguesia, no final do século XII ou início do século seguinte. No entanto foi muito alterada nos séculos seguintes até ao aspeto que tem na atualidade. A capela-mor foi reconstruída no final do século XVIII, e nessa época terão também sido acrescentados os janelões e os anexos, como a torre sineira.
Como estilo de construção, pode-se considerar estar dentro do "românico de resistência", ou seja, o final do românico e transição para o gótico.
De acordo com este estilo de transição destaca-se o portal oeste, sem colunas e rasgado na parede fronteira, com arquivoltas decoradas com pérolas sobre as impostas com encordoados.
O portal sul, em arco quebrado, sem colunas tal como no frontal, as arquivoltas assentam sobre as impostas com motivos decorativos diversos, motivos também nas aduelas da base e nos pés-direitos.
O telhado da nave é sustentado por cachorros decorados com figuras humanas e animais, enquanto os da capela-mor são geométricos.
Na lateral norte da igreja desta-se o corpo da sacristia e os cachorros que sustentam o telhado. Enquanto os correspondentes à nave da igreja representam, tal como na lateral sul, cabeças de animais ou humanas, os correspondentes à capela-mor são geométricos.
Destaque ainda para o recorte, entre a sacristia e a torre sineira, que mostra a existência antiga de uma porta.
A torre sineira adossada ao lado norte da igreja, é simples, sem decoração, notando-se apenas um pequeno óculo para iluminação da escada de acesso, encimado por um relógio.
Acima das janelas sineiras em arco completo a torre termina por uma pirâmide e pináculos nos cantos.
O interior da igreja é extremamente decorado, começando pelo teto com uma decoração barroca em dourados e pinturas em 57 painéis com santos e santas, bispos, apóstolos e mártires, entre outros. A talha é do século XVIII.
Enquanto no retábulo-mor se destaca o trono em barroco joanino, nos colaterais predomina o estilo nacional.
O arco triunfal é simples, mas rodeado por talha dourada. Destaca-se ainda a decoração dos altares laterais, do púlpito e do coro alto.
A Igreja de São Cristóvão da Nogueira faz parte da Rota do Românico, sendo o número 27 do Percurso do Vale do Douro.
Este ponto está situado na localidade São Cristóvão da Nogueira, na freguesia São Cristóvão de Nogueira.
(Distância: 3 km E)
Câmara Municipal de Cinfães - Largo dos Paços do Concelho, 4690-030 Cinfães
(Distância: 3 km E)
O Auditório Municipal Maestro A. J. Pereira Pinto, inaugurado em 2013, destina-se à apresentação de eventos de música, dança ou teatro. Tem ainda espaço para exposições, cinema, conferências e diversos outros eventos. Pretende a divulgação das tradições culturais regionais mais ligadas à música e etnografia.
(Distância: 4 km N)
Igreja com arquitectura Românica. Tem frontal de altar hispano-árabe e altar mor de talha dourada e branca.
(Distância: 4 km S)
Uma capela situada num local elevado a cerca de 1800 metros da localidade, num local com uma bela paisagem a toda a volta para as regiões e montanhas vizinhas. A cerca de 200 metros a oeste situa-se uma gruta entre rochas, com o mesmo nome.
(Distância: 4 km S)
Uma capela numa gruta situada num local elevado a cerca de 2000 metros da localidade, num local com uma bela paisagem a toda a volta para as regiões e montanhas vizinhas. É uma pequena capela construída entre duas rochas, com a data de 17 de junho de 1973 escrita na porta.
(Distância: 4 km NE)
(Distância: 5 km NE)
(Distância: 5 km NE)
(Distância: 5 km NE)
(Distância: 5 km NE)