A Igreja de Nossa Senhora da Natividade, de pequenas dimensões, foi construída possivelmente no século XIV, no românico tardio ou gótico rural.
A Igreja de Nossa Senhora da Natividade, sendo originalmente dedicada a Santa Maria, situa-se em Escamarão, freguesia de Souselo.
Alguns autores afirmam que a construção desta igreja data do século XII, dadas as suas caraterísticas.
No entanto, ao lado da porta principal existe uma inscrição gótica pouco legível que refere a sua origem no século XIV, em 1358. Tendo em conta que a construção da igreja românica e gótica era feita da cabeceira para a fachada, esta data pode referir a conclusão da igreja.
De pequenas dimensões, construída no românico tardio ou gótico rural, tem como caraterísticas mais importantes deste período a janela mainelada na parede fundeira, no lado este da igreja, a pequena rosácea no arco triunfal e os portais sem colunas.
Os portais não têm colunas nem tímpano, o portal principal tem uma decoração de pérolas e motivos florais, vendo-se as pérolas também na janela mainelada posterior.
Estes motivos florais, com os cachorros da nave e da cabeceira, ajudam a apontar para a construção do templo no século XIV. No entanto estas pérolas nas arquivoltas continuam a mostrar a influência românica.
Os portais, o principal oeste e o lateral sul, são rasgados na estrutura da parede, sem tímpano e sem colunas. As arquivoltas assentam diretamente sobre as pedras da estrutura.
As cinco mísulas que se notam na fachada sul mostram que terá existido aqui um alpendre sobre o portal lateral.
Igreja de nave única e capela-mor retangulares, a iluminação é feita por pequenas frestas em ambos os lados da nave e da capela-mor, além da rosácea sobre o arco triunfal e da janela mainelada na parede fundeira. As mísulas na parede sul mostram que aqui terá existido um alpendre
Os frontais dos altares laterais da capela-mor mostram painéis azulejares policromados mudéjar com motivos fitomórficos e florais. O retábulo-mor da primeira metade do século XVIII em estilo nacional tem ao centro as armas da ordem beneditina.
Estando em estado de abandono no final do século XVIII, teve obras de restauração, conservação e melhoramentos a partir de 1960, e novamente a partir de 2015, pela integração na Rota do Românico.
A Igreja de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão faz parte da Rota do Românico, sendo o número 25 do Percurso do Vale do Douro.
Foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1950.
Este ponto está situado na localidade Escamarão, na freguesia Souselo.
(Distância: 384 m W)
(Distância: 465 m W)
(Distância: 521 m W)
(Distância: 530 m S)
(Distância: 537 m W)
(Distância: 1 km S)
A edificação inicial desta capela aconteceu no ano de 1140, em 1640 deu-se a primeira deslocação da capela para o Largo Paroquial. Veio a segunda, e já aconteceu no século XX, para o atual lugar. Salienta-se o alpendre e escadaria a anteceder a entrada.
(Distância: 1 km S)
(Distância: 1 km S)
O primitivo nome da Igreja de São Pelágio de Fornos corresponde à sua primitiva edificação que se realizou no ano de 1095. No século XIII a igreja torna-se padroado da Ordem do Hospital. No início do século XVIII dá início a construção da nova igreja, no local atual.
(Distância: 1 km S)
(Distância: 1 km S)
Acredita-se que a existência de um povoado castrejo no lugar de Castelo de Baixo foi o impulso para que o território tivesse uma ocupação humana para ali se fixarem e viria a tornar-se num ponto importante e estratégico, seguidos dos romanos e dos germânicos.