Relativamente à Igreja de Gafanhão, situada num cenário rural e consequentemente isolada, resta apenas a informação de que é uma edificação anterior aos finais do século XVIII, em que sofreu grandes alterações em campanhas de obras até atingir o aspeto atual.
Na incerteza quanto à sua edificação, os únicos testemunhos vão no sentido de que a localidade já existia desde o tempo do início da Nacionalidade. No decorrer das campanhas de obras que sofreu, salienta-se o portal de arco quebrado e arestas biseladas, possível construção quatrocentista.
Posicionada longitudinalmente com uma planta retangular, é constituída por nave e capela-mor. Adossada a esta no lado esquerdo, a sacristia e a torre sineira no mesmo plano da fachada.
Fachada principal simples em empena triangular, o vértice é rematado por cruz sobreposta num plinto. O portal é rasgado em arco quebrado e encimado por um óculo em tímpano.
Este ponto está situado na localidade Gafanhão, na freguesia Reriz e Gafanhão.
(Distância: 21 m NE)
(Distância: 504 m NW)
(Distância: 713 m S)
(Distância: 751 m S)
A paróquia era da pertença do concelho de Sul até este ser extinto no ano de 1855. A fachada principal, delimitada por pilastras nos cunhais, é composta pelo rasgo do portal principal em vão reto encimado por uma janela lobulada, sobrepondo-se a imagem do Santo.
(Distância: 767 m S)
Duas antigas freguesias agregadas em 2013, formando a União das Freguesias situada na Serra da Arada e na fronteira com o concelho de Castro Daire, também do distrito de Viseu. Aldeias de interior, ambas sofrem do mesmo problema de desertificação e por isso poucos habitantes.
(Distância: 878 m NW)
(Distância: 2 km SE)
Uma capela junto ao centro da localidade, está situada no final de um pequeno jardim. A fachada é aberta pela porta ladeada de duas janelas e encimada por uma terceira, todas retangulares. A pequena sineira está sobre a parede lateral esquerda.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NW)
Um cruzeiro situado no limite de São Pedro do Sul e quase na fronteira com o concelho de Castro Daire, uma coluna de secção quadrada e dividida em várias secções na vertical mostra junto ao capitel escudos portugueses e termina na cruz da Ordem de Cristo.