Resultante destas intervenções, a atual fachada remonta ao ano de 1726.
A fachada apresenta alguma decoração patente na cornija moldurada, no frontão da porta, com obreiras e padieira em cantaria com lavores e que é rematada por um frontão com volutas e no tímpano um nicho onde figura uma imagem de S. Frutuoso.
Esta decoração é reforçada com os frontões das janelas do coro alto, e na parte superior o nicho preenchido por uma imagem de Santa Maria da Feira. Anexada, tem ainda a torre sineira.
Planta simples, com desenvolvimento linear, constituída por nave e capela-mor retangulares e telhado de duas águas.
No interior merece destaque especial o sacrário rotativo (quatro esculturas assim cronologicamente ordenadas, se rolarmos da direita para esquerda, a prisão de Jesus, a flagelação, o calvário e a ressurreição), com talha dourada do século XVII.
Exteriormente, existem duas capelas laterais, uma delas com vestígios profundos do românico e um anexo servindo de casa mortuária.
Este está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Constantim, na freguesia Constantim e Vale de Nogueiras.
(Distância: 1 km E)
Apesar das múltiplas alterações que sofreu, percebemos que o arco gótico do portal principal tem origem medieval. Contudo, estamos perante um templo que apresenta caraterísticas maneiristas, tardo-barrocas e neogóticas.
(Distância: 1 km NW)
Datada do decorrer do século XVIII, a capela dedicada a Nossa Senhora das Dores insere-se na tradição barroca do norte do país.
(Distância: 1 km E)
O Santuário de Panóias, também chamado Fragas de Panóias, é um dos mais singulares e enigmáticos monumentos rupestres portugueses.
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km NW)
Num monumento com uma amplitude como este, há muitas dúvidas da sua autoria que permanecem. Também não se sabe ao certo em que ano começou a ser construído.
(Distância: 2 km NW)
Este Cedro Gigante, situado junto da entrada da Casa de Mateus, faz parte do jardim romântico que D. José Luís, 3º Conde de Vila Real, fez plantar em 1870. É uma árvore com 44 metros de altura, junto do lago criado por Ribeiro Teles, um sinal que faz parte integrante da Casa de Mateus.
(Distância: 2 km W)
(Distância: 3 km N)
A única referência dada a esta igreja é de que tem, na capela anexa, uma arca tumular do século XIV mandada construir pelo Abade Fernão de Brito para a sua última morada.
(Distância: 4 km W)
(Distância: 4 km W)