Conhecida também pela Igreja de Santa Eulália, foi edificada no século XVII, mais concretamente no ano de 1657, pelo abade da altura Nuno Álvares. Enquadrada numa traça tradicional e rural, sendo a sua planta retangular e de nave única, está rodeada por um adro murado.
Na fachada principal ostenta sobre a porta retangular uma rosácea ladeado por dois brasões. Ao centro no cimo, um campanário de dois sinos é rematado por dois pináculos e uma cruz latina.
No seu interior vamos encontrar um dos mais notáveis conjuntos de Arte Sacra no Concelho de Valpaços. O destaque vai para a talha de duas pinturas a óleo sobre a madeira. O altar-mor de estilo joanino final, em trânsito para o rocócó, de que aliás apresenta alguns elementos, anjos tocheiros de grande qualidade artística assentes num pedestral, decoram e ladeiam o altar-mor.
Um dos elementos fantásticos de Arte Sacra é a custodia-cálice do ano de 1690. Este é um daqueles templos que merecem ser vistos no seu interior.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Santa Valha, na freguesia Santa Valha.
(Distância: 5 km SW)
Em relação à pequena Capela de Santo António, apenas há informação sobre a sua existência, numa esquina de Vilarandelo.
(Distância: 5 km SW)
Considerada o templo religioso mais antigo da freguesia, pertence aos finais do séc. XVI. De planta retangular, apresenta uma fachada com portal de arco de volta perfeita.
(Distância: 5 km SW)
Dedicada a São Vicente, pensa-se que tenha sido edificada no século XVII, ainda que tenha sido sobre vestígios de uma outra construção de época anterior, possivelmente medieval.
(Distância: 5 km SW)
Mais dois belos exemplares (dentro do possível, bem conservados) de marcos miliários que representam que em tempos, por aqui ou perto, passou a estrada romana entre Braga e Chaves.
(Distância: 7 km S)
Esta Ponte Romana do Arquinho é datada do séc. I d.C., e integraria a VIA XVII do Império Romano que ligava Bracara Augusta (Braga) a Astúrica Augusta (Astorga, em Espanha).
(Distância: 8 km S)
De planta quadrada com paramentos em cantaria, coberta externamente por telhado de duas águas e internamente por estrutura em abóbada de berço.
(Distância: 8 km S)
Construída no séc. XVII, de planta retangular de uma só nave, a fachada principal mostra um portal rematado por frontão curvo interrompido e encimado por um nicho.
(Distância: 8 km W)
(Distância: 9 km NW)
De uma única só nave, destacam-se no seu interior três altares em talha barroca com colunas salomónicas e arcadas profusamente trabalhadas. Também é conhecida como Igreja de Santo André, pois foi dedicada a este santo.
(Distância: 9 km NW)