Na margem direita do rio Douro, encontramos a freguesia de Covelinhas. Para lá chegar, é necessário fazer um percurso de cerca de 10 quilómetros para leste, depois da Régua, em caminhos sinuosos. Contudo, actualmente existem duas alternativas, partindo do centro de Galafura ou do centro de Canelas.
Covelinhas nasceu e cresceu com vista para o rio Douro, nele reflectindo toda a sua simplicidade. Junto à margem passa a linha de caminho de ferro que possibilita, saindo da Régua e indo até ao Pocinho, um dos mais belos itinerários ferroviários de sempre. Covelinhas é uma zona de futura expansão turística.
Os romanos, após a conquista da Península e a expulsão dos cartagineses, cerca de 202 a.C., começando a fortificar os povos para se defenderem dos inimigos, edificaram entre muitos crastos, o de Vilarinho dos Freires e o de Covelinhas. Já no princípio da monarquia, Covelinhas teve alguma importância, tendo-lhe D. Afonso Henriques dado foral, que se encontra na Torre do Tombo. Covelinhas foi repovoada por D. Sancho I, tendo pertencido ao concelho de Canelas até à extinção do mesmo, em Dezembro de 1853.
Segundo a tradição, este pequeno povoado chamava-se antigamente Covelas e contém filões de precioso metal, dizendo os mais idosos que os de Covelas atiravam com ouro às cabras julgando atirar com pedras.
Por: covelinhas
Este ponto está situado na localidade Covelinhas, na freguesia Galafura e Covelinhas.
(Distância: 735 m S)
Um cais no Rio Douro para acostagem de embarcações de pequeno, médio e grande porte, de recreio ou comerciais.
(Distância: 917 m S)
Recinto vedado e ao ar livre nas proximidades do rio Douro com espaços para futebol, andebol e natação, num espaço rodeado de árvores e com vistas espetaculares a toda a volta.
(Distância: 925 m SE)
Igreja Paroquial de Folgosa, com planta longitudinal composta por nave e capela-mor, destaca-se a sineira à esquerda.
(Distância: 2 km E)
Vista geral de Marmelal
(Distância: 3 km S)
Situada nas encostas do rio Douro, Vacalar contava 205 habitantes nos Censos de 2011, pertencendo à freguesia de Armamar até 1958 em que se tornou uma freguesia independente.
(Distância: 3 km S)
Igreja Matriz de Vacalar, de 1951, dedicada a Nossa Senhora da Graça, construída no local onde existiu uma capela medieval com a mesma dedicação, destaca-se a porta principal com arquivoltas sobreposta de um nicho com a imagem da padroeira.
(Distância: 4 km S)
Igreja Matriz de Vila Seca, de 1695, destaca-se a torre sineira dupla separada da igreja com acesso por uma escada exterior e no interior a talha dourada no altar-mor.
(Distância: 5 km W)
A Barragem de Bagaúste é uma barragem um pouco diferente do que as pessoas estão habituadas a ver. A sua utilização é para a produção de energia elétrica e para permitir a navegação.
(Distância: 5 km NE)
(Distância: 5 km NE)