A Barragem de Bagaúste é uma barragem um pouco diferente do que as pessoas estão habituadas a ver. De facto, é uma grande obra de engenharia civil e que requer uma pequena paragem para permitir a passagem de barcos neste desnível da água.
Está localizada entre as margens do rio, ligando os concelhos de Peso da Régua (a norte do Rio) e de Lamego (sul do Rio), na bacia hidrográfica do Douro.
A sua utilização é para a produção de energia elétrica e para a navegação, havendo para isso uma eclusa no lado esquerdo, no sentido da descida do rio. Com um comprimento de 90 metros e uma largura de 12 metros, vence um desnível de 28,5 metros.
Este ponto está situado na localidade Bagaúste, na freguesia Poiares e Canelas.
A barragem atravessa o Rio Douro a cerca de 4 quilómetros a montante (leste) de Peso da Régua.
(Distância: 1 km W)
O Apeadeiro de Bagaúste, agora encerrado, fazia parte da Linha do Douro, entre Régua e Ferrão. Inaugurado em 4 de abril de 1880, está agora muito degradado.
(Distância: 2 km SW)
Há vestígios humanos na região que remontam à Idade do Bronze. Valdigem foi sede de concelho até 1834, sendo elevada à categoria de vila em 2003. Em 2013, juntamente com Parada do Bispo, forma a União de Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem.
(Distância: 3 km S)
Um parque de merendas com diversas mesas e bancos, situado junto da capela com o mesmo nome e no meio de uma paisagem magnífica sobre toda a área em volta.
(Distância: 3 km S)
Capela de planta retangular com três naves, o portal em arco quebrado é a única abertura na fachada principal que é terminada numa cruz. A paisagem à volta do local é impressionante.
(Distância: 3 km S)
Um fontanário situado na estrada nacional no meio de Fontelo, composto por duas bicas que vertem água para um tanque retangular, tendo ao centro uma coluna onde estão as bicas, uma de cada lado.
(Distância: 3 km S)
Igreja Matriz de Fontelo composta por nave e capela-mor com sacristia e torre sineira adossadas no lado direito, talha dourada e talha em branco na capela-mor.
(Distância: 4 km SE)
Igreja dedicada a Nossa Senhora do Loureiro e situada em Aldeias de Cima, é uma igreja do século XX com uma torre sineira no lado direito com uma altura fora do normal, para ser vista de muito longe.
(Distância: 4 km SW)
Tendo entrado em funcionamento em 1976, é utilizada para produção de eletricidade, com uma potência total instalada de 24,7 MW, para desporto náutico e para pesca.
(Distância: 4 km NW)
Também denominada de Capela das Sete Esquinas, mas com planta hexagonal, é uma capela do século XVII ou XVIII. No início estava anexa a uma quinta com um solar. Destaca-se a decoração da fachada com o brasão de armas da família autora da construção.;Também denominada de Capela das Sete Esquinas, mas com planta hexagonal, é uma capela do século XVII ou XVIII. No início estava anexa a uma quinta com um solar. Destaca-se a decoração da fachada com o brasão de armas da família autora da construção.Foi atribuído o Prémio de Arquitetura do Douro com uma Menção Honrosa, em 2010, à arquitetura da sua recuperação.
(Distância: 4 km SE)
Uma capela em que se destaca a fachada frontal composta pela porta principal encimada por uma janela de grandes proporções e ainda por um medalhão, todo o conjunto bastante decorado.