Apesar de na atualidade a aldeia de Tourém estar esquecido no tempo e no espaço, esta pequena aldeia está associada à fundação da Nacionalidade, segundo as palavras do Presidente da Junta. Tourém situa-se no extremo norte do Parque Nacional Peneda-Gerês, última terra do território português, fazendo fronteira com a Espanha.
No séc. XII Tourém assume um papel importante na independência de Portugal, tendo sob a sua proteção o Castelo da Piconha a quem fornecia os bens e recursos para sustentar as lutas que se desenvolviam, primeiro na reconquista cristã e depois na Independência de Portugal.
Tourém é feita vila com a carta foral dada por D. Sancho I, e por volta do ano 1200 torna-se sede administrativa da honra. A partir desta altura Tourém obtém a Câmara, Vereação e Juíz.
Com o desaparecimento do Castelo da Piconha em 1650, Tourém assume-se como o centro administrativo e económico substituindo, nos cartórios da Administração Pública, a designação de Castelo da Piconha por concelho de Honra ou Vila de Tourém. Em 1836 este concelho foi extinto na reforma de Passos Manuel.
Este ponto está situado na localidade Tourém