Uma aldeia que pertencia à antiga freguesia de Ermelo, atualmente União das Freguesias de Ermelo e Pardelhas.
A população vive essencialmente da pastorícia e da agricultura.
Este ponto está situado na localidade Varzigueto, na freguesia Ermelo e Pardelhas.
(Distância: 66 m S)
Uma capela em ambiente rural em que se destaca a fachada frontal com a porta em arco abatido sobreposta por uma janela em losango e a sineira, fora do habitual, numa construção sobre quatro colunas.
(Distância: 900 m W)
Uma queda de água num total de cerca de 400 metros de altura no rio Olo, no meio dos penhascos com uma paisagem espetacular formando um dos melhores locais de Portugal Continental.
(Distância: 2 km SE)
Uma construção barroca, destaca-se a fachada frontal com a porta encimada por uma janela que entretanto foi fechada e no seu lugar está um relógio, e a sineira no lado esquerdo a truncar a empena.
(Distância: 2 km N)
Uma capela do século XVIII em que destaca as paredes exteriores típicas da região, com a sineira sobre o vértice da empena, inserida num pequeno recinto murado.
(Distância: 2 km E)
Uma capela em que se destaca a fachada com a porta sobreposta de duas janelas, todas em arco abatido, com a torre sineira à direita sobre quatro colunas.
(Distância: 2 km N)
Cavernelhe, uma aldeia da freguesia de Bilhó, situada a cerca de 2000 metros a sul da sede da freguesia, é uma aldeia onde existem casas antigas em paralelo com casas recentes. Avista-se da aldeia uma paisagem excecional.
(Distância: 2 km E)
Barreiro é uma pequena aldeia da freguesia de Ermelo. Uma aldeia com uma excelente paisagem e montanhas em volta, está situada no Parque Natural do Alvão e mantém ainda os costumes e as casas antigas.
(Distância: 2 km W)
A Capela de São José do Fojo, ou da Senhora do Fojo, é uma capela isolada no Parque Natural do Alvão. Dedicada a São José, é uma capela do século XVIII que habitualmente tem celebração no dia 19 de março, dia de S. José.
(Distância: 2 km NE)
Situada em Pioledo, destaca-se o alpendre que antecede a porta da capela e a sineira no topo da empena da fachada que é ladeada por pináculos piramidais.
(Distância: 2 km N)
Uma queda de água num local espetacular com um ligeiro declive mas suficiente para dar uma imagem bonita junto da estrada, principalmente no tempo em que o rio não está seco.