Considerada uma das referências da vila, a igreja, outro exemplar da época românica tardia pertencente à rota da época, foi fundada no ano de 1220 mas muito modificada nos séculos XVII e XVIII.
Situado no centro da vila, é um espaço ajardinado e arborizado, com bancos e muito espaço para todas as idades, para correr, brincar, jogar, passear ou descansar.
Situado no Jardim da Praça 9 de Abril, foi oferecido a Mondim de Basto pelo Comendador José de Carvalho Camões e tem inscritos os nomes de todos os mondinenses que morreram na Primeira Grande Guerra Mundial.
Esta ponte medieval, construída em granito, está classificada como Imóvel de Interesse Público e foi atravessada pelos exércitos romanos e franceses, segundo a tradição.
Ponte que liga o concelho de Mondim de Basto ao concelho de Celorico de Basto, Braga, sobre o rio Tâmega, ponte de tabuleiro plano sobre quatro arcos perfeitos.
Onde está atualmente a Câmara Municipal era a Casa do Eirô, tendo sido demolidos os muros desta casa de que restou apenas o portão encimado pelas armas da família Pinto Coelho.