Este ponto está situado na localidade Ermelo, na freguesia Ermelo e Pardelhas.
(Distância: 167 m NE)
Um pelourinho situado junto da parede de uma casa, é composto pelo fuste cilíndrico sobre uma base e três degraus, terminado num anel e sobreposto de uma pirâmide e uma esfera. Está classificado como IIP desde 1933.
(Distância: 336 m SW)
(Distância: 494 m NE)
Uma pequena capela na zona norte da localidade, é datada do século XVIII, em arquitetura barroca. Esta capela foi restaurada em 1923 e reparada recentemente, mostrando a fachada aberta pela porta em moldura retangular.
(Distância: 649 m W)
Um excelente espaço com um parque de merendas, com diversas mesas e bancos, muito arborizado, com muito espaço para passeio, descanso, brincadeiras e jogos.
(Distância: 662 m NW)
Uma ponte que atravessa o rio Ôlo, de cavalete com um arco.
(Distância: 704 m NW)
Um parque procurado pelos turistas nacionais e estrangeiros, uma área protegida com cerca de 7220 ha, com uma grande riqueza e diversidade ambiental.
(Distância: 1 km SW)
Ponte de um só arco sbre o rio Ôlo, que liga a povoação de Várzea à sede da freguesia. Os acessos foram arranjados recentemente, tal como os muros de guarda da ponte.
(Distância: 2 km NE)
A Capela de São José do Fojo, ou da Senhora do Fojo, é uma capela isolada no Parque Natural do Alvão. Dedicada a São José, é uma capela do século XVIII que habitualmente tem celebração no dia 19 de março, dia de S. José.
(Distância: 3 km S)
Paroquial de Pardelhas, é uma igreja de arquitetura maneirista e barroca, composta de nave e capela-mor, mostra o altar-mor com retábulo revivalista neobarroco em talha policromada e dourada.
(Distância: 3 km NE)
Uma queda de água num total de cerca de 400 metros de altura no rio Olo, no meio dos penhascos com uma paisagem espetacular formando um dos melhores locais de Portugal Continental.