Vista Geral de Santo Estêvão
Vista Geral de Santo Estêvão
A aldeia de Santo Estêvão, outrora Vila Medieval, recua um pouco no tempo atestando uma povoação do tempo da pré-histórica.
Vista geral

Os grandes centros populacionais como as cidades, de uma maneira ou de outra acabam por fazer esquecer os pequenos centros como as aldeias ou mesmo as vilas. Estas últimas acabaram por ficar quase esquecidas, no espaço territorial e cultural entre outros, deixando de ter aquela importância que outrora tiveram, no desenrolar da história do país.

Continuando na história, esta região, juntamente com a de Chaves, serviram de dote a D. Teresa para o casamento com o Conde D. Henrique. Foi tomada pelos mouros, sendo de seguida retomada novamente, e a partir daí foi oferecida a D. Afonso Henriques aquando da sua proclamação como Rei de Portugal.

Desde então, no âmbito da defesa de Portugal e da região, a então Fortaleza de Santo Estêvão foi reforçada, inclusivamente foi palco do casamento da filha de D. Sancho I, Dª. Teresa com o Rei de Leão Afonso IX. Também serviu de residência dos outros três filhos Dª Mafalda, Dª Sancha e D. Afonso II. Também serviu de penhor de um litígio entre os reis, tendo estado no poder dos leoneses durante dezanove anos e sendo restituído a Portugal em 1231.

Entretanto Santo Estêvão continuou a ser palco de acontecimentos reais, tendo chegado até agora como simples vila (elevada a esta categoria em 2004), com uma população de pouco mais de oitocentos habitantes.

Este ponto está situado na localidade Santo Estêvão

,

gif