Claro que, à primeira vista, os nomes nada têm a ver uma coisa com a outra. Mas... se repararmos bem, o nome de fonte de mergulho provem da fonte estar parcialmente enterrada.
Uma fonte é uma história, e por mais que nos pareçam iguais há sempre um pequeno pormenor que as diferencia. Fazem parte da história de cada aldeia.
Por isso é sempre um ponto de interesse onde quer que nos encontremos, e também é merecida uma foto, mais ainda por se situar mesmo em frente da Igreja Matriz da freguesia.
Este ponto está situado na localidade Oucidres, na freguesia Planalto de Monforte (Oucidres e Bobadela).
(Distância: 9 m SE)
De uma única só nave, destacam-se no seu interior três altares em talha barroca com colunas salomónicas e arcadas profusamente trabalhadas. Também é conhecida como Igreja de Santo André, pois foi dedicada a este santo.
(Distância: 127 m W)
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 3 km NW)
Sendo a maior parte do conjunto atual edificado no século XIII e na primeira metade do século seguinte, deve-se essencialmente a dois monarcas, D. Afonso III e D. Dinis. Em 1312 a Torre de Menagem torna-se num símbolo.
(Distância: 3 km N)
Cemitério paroquial, situado a quase 300 metros da povoação de Águas Frias e da Igreja Paroquial.
(Distância: 4 km W)
(Distância: 4 km NE)
Próximo da povoação de Bolideira existe este ponto turístico muito conhecido e concorrido, uma pedra enorme com cerca de dez por três metros que, apesar do seu tamanho e peso, consegue-se mexer muito facilmente dada a situação de equilíbrio em que se encontra.
(Distância: 5 km N)
(Distância: 5 km N)
Um nicho com uma imagem de Cristo Crucificado em azulejo.
(Distância: 5 km SW)
É um templo de traçado românico em que ainda persistem muitos elementos arquitetónicos originais. Só a fachada principal é que se encontra descaraterizada desde as obras de restauro que sofreu no século XIX. Este templo está classificado como Imóvel de Interesse Público.