O Mosteiro de Santa Maria do Carvoeiro, também conhecido como Mosteiro Beneditino do Carvoeiro, teve a sua fundação no ano de 885 pela mão de D. Paio Guterres. Pertencia à Ordem e à Congregação de São Bento.
Mais tarde, entre os anos de 1080 e 1115, terá adotado a Regra de São Bento e, em 1129, teve a Carta de Couto outorgada por D. Afonso Henriques. Em 1320 os mosteiros, tal como as igrejas, também entram no rol dos templos religiosos a ter uma taxa fixa a pagar
Nos meados do século XV a comunidade estava já muito reduzida por falta de monges, para se poder eleger legitimamente um abade. Com estes problemas, no início do século XVI o mosteiro acabou por ser administrado por abades comendatários, e foi entregue à reforma pelo seu segundo comendatário, Frei António de Sá, também abade do Mosteiro de São Martinho de Tibães.
Em 1834, no âmbito da reforma geral eclesiástica empreendida pelo governo de então, deram por extinguidos todos os mosteiros, conventos e igrejas, sendo os bens incorporadas na própria fazenda.
Atualmente, do conjunto conventual resiste a igreja que funciona como Paroquial da localidade, e a parte residencial.
Este ponto está situado na localidade Carvoeiro, na freguesia Barroselas e Carvoeiro.
(Distância: 363 m NW)
Uma capela privada de que não há outra informação além do nome, a sua localização isolada e separada em relação à residência leva-nos para uma remota cronologia dos séculos XVII ou XVIII. O acesso ao pequeno adro é feito por uma escada de oito degraus.
(Distância: 530 m NW)
Situada ao lado da junta de freguesia do Carvoeiro, e dedicada a Santa Ana, esposa de São Joaquim, Mãe de Maria e Avó de Jesus Cristo. Com uma orientação de norte para sul, é formada por nave e capela-mor, ambas retangulares, com a torre sineira adossada à direita da fachada.
(Distância: 3 km NW)
(Distância: 3 km N)
(Distância: 3 km W)
A Igreja Paroquial de Barroselas, conhecida por São Pedro de Capareiros, já constava em 1320 na lista da atribuição das taxas e em 1528 enquadrava-se na Terra de Aguiar de Neiva. Finalmente entra para a Diocese de Viana do Castelo em 1977.
(Distância: 4 km W)
Situada no centro de Barroselas, a Capela de São Sebastião tem a sua edificação no ano de 1582, sendo por isso considerada como a mais antiga da localidade. Destaca-se a fachada aberta pela porta encimada por um janelão, ambos em arco abatido.
(Distância: 4 km W)
O nome de Barroselas e a sua freguesia como território são muito recentes, do século XX, mas Barroselas remonta para um período anterior à Nacionalidade. Carvoeiro tem figuras rupestres e um povoado da era do ferro, sinais do tempo pré-histórico.
(Distância: 4 km NW)
A Freguesia de Portela Susã tem origem no século XIX, enquanto a localidade remonta aos séculos XII e XIII, como São Salvador de Portela Susã, como vigararia de apresentação ao Mosteiro Beneditino de Santa Maria do Carvoeiro, a cujo couto outrora pertenceu.
(Distância: 4 km NW)
A Igreja do Divino Salvador é referida apenas no século XVIII, tendo a localidade a sua primeira referência em 1129. Destaca-se nesta igreja a grande torre sineira e a fachada aberta pela porta encimada por um janelão, ambos de moldura retangular, e um nicho com o padroeiro.
(Distância: 4 km NW)
Um coreto situado como habitual no largo da igreja, de planta octogonal, é constituído por uma base de cimento onde se elevam oito colunas finas de ferro com guarda igualmente de ferro, que dão o apoio à cobertura em cone.