Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso
Uma obra do início do século XIII, foi restaurado e ampliado por D. Dinis, a quem atribuem a torre de menagem, que nele residia aquando das caçadas que faziam no Gerês.

História

Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso

Como todos os Castelos Portugueses junto à fronteira com a Espanha, este também está estrategicamente situado na formação da Nacionalidade.

Não se sabe ao certo a fundação, crendo-se ser do início do século XIII, mais propriamente entre os anos 1220 e 1258. Datas estas que estavam referenciadas só na segunda inquirição, devendo-se a sua fundação a D. Afonso III.

Mais tarde, foi mandado restaurar e ampliar por D. Dinis, a quem atribuem a torre de menagem, que nele residia aquando das caçadas que faziam no Gerês. No século XVII o castelo foi reforçado, mantendo a sua arquitectura medieval.

Descrição

Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso

A construção inicial de duas torres quadrangulares defende a porta de armas virada para a povoação. No lado oposto está a torre de menagem de quinze metros de altura e ampla, com a face norte alinhada com a cerca que a substitui.

Pensa-se que no lado da atual entrada fosse a chamada porta da traição, hoje junto à ponte levadiça.

Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso

Há alguns anos este castelo tinha uma pequena e insignificante cobrança à entrada, razão pela qual o seu interior se mantinha limpo, que também dava entrada na torre de menagem. Agora, que com certeza há mais visitas, tem um pouco de ar de abandono,

Rota dos Castelos e Fortalezas

Este monumento está inserido na Rota dos Castelos e Fortalezas, do Portal de Valença, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.

Classificação

A partir de 1910 o Castelo de Lindoso entrou para a lista dos classificados como Monumento Nacional.

Localização

Este ponto está situado na localidade Lindoso, na freguesia Lindoso.

Coordenadas GPS: N 41 52.023' W 008 11.965'  (41.86705, -8.19942)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Espigueiros de Lindoso

Espigueiros de Lindoso - Visitar Portugal

(Distância: 105 m SW)
Este conjunto é composto por cinquenta espigueiros do séculos XVII e XVIII, todos em pedra, cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos assentes na rocha e encimados por mós ou mesas.

Espigueiros

Espigueiros - Visitar Portugal

(Distância: 5 km W)
Esta é uma das maiores concentrações de espigueiros em Portugal, com construções todas em pedra, perfazendo 24 espigueiros, sendo o mais antigo de 1782.

Pelourinho de Soajo

Pelourinho de Soajo - Visitar Portugal

(Distância: 5 km W)
Este pelourinho é um tanto quanto curioso, difícil de caracterizar em termos cronológicos. Várias explicações têm surgido para a representação do topo de fuste, mas nenhuma é consistente.

Mosteiro de Ermelo

Mosteiro de Ermelo - Visitar Portugal

(Distância: 8 km W)
Atualmente o que resta do Mosteiro medieval de Ermelo é a igreja e as ruínas dos claustros e constitui um dos mais emblemáticos casos da nossa arte românica.

Parque de Lazer

Parque de Lazer - Visitar Portugal

(Distância: 12 km S)
Parque com espaço para jogos, parque de merendas, um ribeiro e muito espaço em plena natureza para passar uma boa parte do dia.

Igreja Paroquial de Brufe

Igreja Paroquial de Brufe - Visitar Portugal

(Distância: 12 km S)

Barragem de Vilarinho das Furnas

Barragem de Vilarinho das Furnas - Visitar Portugal

(Distância: 12 km S)
Esta albufeira é um verdadeiro oásis da natureza que a barragem proporciona, situada entre as serras Amarela e do Gerês, entre o vale do Ribeiro das Furnas.

Aldeia de Brufe

Aldeia de Brufe - Visitar Portugal

(Distância: 12 km S)
A menos de 5 quilómetros da barragem de Vilarinho das Furnas vamos encontrar uma das muitas aldeias do Parque do Gerês, de seu nome Brufe.

Barragem do Ribeiro de Brufe

Barragem do Ribeiro de Brufe - Visitar Portugal

(Distância: 12 km S)

Vista Geral e Aldeia do Campo de Gerês

Vista Geral e Aldeia do Campo de Gerês - Visitar Portugal

(Distância: 12 km S)
Situada no coração do Parque Nacional Peneda-Gerês, a oeste da mata da Albergaria, vamos encontrar a aldeia de Campo do Gerês.

gif