Um templo da época do românico, do século XII (1136-1140), pertencente ao Mosteiro dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, conserva ainda alguns elementos da origem, nomeadamente a parte do friso enxaquetado, duas frestas e o pingadouro do lado norte.
Mais um templo da época do românico, datado do século XII (1136-1140), pertencendo ao Mosteiro dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
Apesar das ampliações modificarem o edifício primitivo, este conserva ainda alguns elementos da origem, nomeadamente a parte do friso enxaquetado que corria a nave, duas frestas e o pingadouro do lado norte, e o esquema geral dos portais e o da cornija enxaquetada sobre cachorros.
As duas portas laterais do muro setentrional conservam alguns ornatos românicos. A decoração escultórica dos modilhões, na torre, nave e abside, desperta curiosidade pelo pitoresco de alguns temas como figuras humanas e de animais criticando vícios, serpentes enlaçadas, ornatos geométricos.
É pena, como se pode ver nas fotos, que o lado sul da igreja e a torre estejam tapados com umas árvores, o que tira parte da beleza e do aspecto, como se pode ver no lado contrário deste monumento.
Este monumento está inserido na Rota do Românico ao Gótico, do Portal de Ponte da Barca, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.
O conjunto Igreja e Mosteiro de São Martinho de Crasto está classificado como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Crasto, na freguesia Crasto, Ruivos e Grovelas.
(Distância: 3 km NW)
Também chamada de São Salvador de Bravães, a Igreja Matriz é o que resta do antigo Mosteiro Beneditino dos finais do século XII e princípios do século XIII.
(Distância: 3 km N)
Datado dos finais do século XVII e princípios do século XVIII, neste pequeno templo destaca-se o frontal do altar com painéis de pinturas sobre a madeira.
(Distância: 4 km N)
A capela, que se crê ter sido construída no século XVIII, apresenta uma planta longitudinal retangular. No interior destaca-se o púlpito e os frontais decorados com motivos fitomórficos.
(Distância: 4 km N)
Câmara Municipal de Ponte da Barca - Praça Dr. António Lacerda, 8, 4980-020 Ponte da Barca
(Distância: 4 km N)
Igreja de São João Baptista, Monumento Nacional, foi reformulada entre os anos de 1717 e 1738. Destaca-se a riqueza retabular e a decoração.
(Distância: 4 km N)
De construção apalaçada, este belo exemplar do século XVII é formado por dois pisos. No rés-do-chão recorta-se uma arcada de quatro arcos de volta inteira.
(Distância: 4 km N)
Considerado o ex-libris da vila, este Mercado Pombalino é uma obra singular de grande valor arquitetónico edificado em 1752.
(Distância: 4 km N)
O Pelourinho está situado no centro da praça em frente do Mercado. Poderá datar dos finais do século XVI, aludindo os elementos heráldicos a D. Manuel.
(Distância: 4 km N)
É considerada como uma das mais notáveis obras construídas em Portugal medieval, da primeira metade do século XV, com fortes remodelações nos séculos XVIII e XIX.
(Distância: 4 km SE)
Remontando ao período do românico, na atualidade pouco ou nada resta desse tempo por ter sofrido entretanto campanhas de obras de reforma do edifício, com a principal a decorrer no ano de 1692, que alteraram a traça primitiva.