Arga de Cima, Arga de Baixo e Arga de São João, são as três aldeias que se incluem na Serra de Arga, e falar delas é antecipadamente oportuno falar da Serra de Arga.
Uma Serra que se forma por um conjunto montanhoso de origem granítica, em que o seu ponto mais alto toca nos 825 metros de altura, sendo que este ponto culmina no território de pertença do distrito de Viana do Castelo. Tem um comprimento de 9 kms e uma largura que corresponde a 5 kms.
Não se limitando somente ao Concelho de Caminha, da qual fazem parte as referidas aldeias, este está a dividir a autonomia administrativa e territorial por outros três concelhos como são o de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Vila Nova Cerveira.
À semelhança da maior parte das outras montanhas do norte de Portugal, tem origem em afloramentos graníticos, sendo que estas rochas derivam diretamente ou indiretamente da rocha magmática plutónica.
Quis o destino geográfico atribuir somente três aldeias, com o nome de Arga, todas elas freguesias e as únicas que tomaram o nome da serra. Com a reforma administrativa em 2013 as três freguesias juntaram-se, com o nome genérico de União das Freguesias de Arga (Baixo, Cima e São João).
São verdadeiramente o coração da serra, Arga de Cima, Arga de Baixo e Arga de São João, com uma distância relativamente pequena entre elas.
Em artigos separados vamos ver alguns dos pontos turísticos destas três aldeias.
Este ponto está situado na localidade Arga de Baixo