Vasco da Gama nasceu em Sines possivelmente em 1469.
D. Manuel I confia a Vasco da Gama a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Investido Cavaleiro da Ordem de Cristo, parte de Lisboa numa frota de 4 navios, acompanhado do seu irmão Paulo da Gama, no dia 8 de julho de 1497.
Após a viagem de 2 anos, regressa a Lisboa sem o irmão, que faleceu no regresso da viagem e ficou sepultado no Convento de São Francisco, na ilha Terceira. Dos mais de 140 homens que partiram em 4 navios, apenas regressaram 55 em 2 navios.
Como recompensa pelo feito, D. Manuel I concedeu-lhe o titulo perpétuo de "Dom", conjuntamente com os irmãos, bem como a vila de Sines e de Vila Nova de Milfontes.
De novo na Índia, eleito vice-rei, morreu em Cochim em 1524 e foi sepultado na Igreja de São Francisco, também em Cochim. Em 1539 foi trasladado para Portugal, para a igreja de um convento carmelita, e em 1880 para o Mosteiro dos Jerónimos que tinha sido construído com os lucros do comércio por si iniciado.
Este ponto está situado na localidade Sines, na freguesia Sines.
(Distância: 30 m N)
A primeira Igreja Matriz é de construção da Idade Média, no entanto no século XVIII era pequena sendo por isso profundamente remodelada na década de 1730.
(Distância: 33 m NW)
Este Centro Cultural, fundado em 1986, mostra exposições não permanentes de artes plásticas, locais e nacionais, previlegiando os mais jovens.
(Distância: 53 m NW)
Uma construção dos finais do século XVI, é uma capela composta por nave e capela-mor mais estreita, destaca-se a decoração, por cima da porta principal, das armas da Miseridórdia.
(Distância: 75 m NE)
(Distância: 95 m NE)
Num local habitado desde a pré-história, o castelo foi construído em 1424, sendo muito modernizado e ampliado no reinado de D. Manuel I.
(Distância: 189 m NW)
(Distância: 189 m W)
Em elevador que faz a ligação entre o Largo dos Penedos da Índia e a Avenida Vasco da Gama, facilitando o acesso entre o centro histórico da cidade e a zona ribeirnha.
(Distância: 232 m E)
Câmara Municipal de Sines - Largo Ramos Costa, 7520-159 Sines
(Distância: 242 m SE)
(Distância: 257 m E)
Sendo uma cidade costeira, há sinais da região ter sido habitada desde a pré-história, como as estações arqueológicas da Palmeirinha e da Quitéria, sendo depois habitada pelos celtas e pelos púnicos.