×
Pontos de Interesse no Concelho do Montijo
Fontanário de Pegões Velhos (Santo Isidro de Pegões)
Um chafariz provavelmente do início do século XVIII, o espaldar é rematado por frontão de volutas, terminado com uma cruz. Este chafariz está integrado na Estrada Real que ligava Lisboa a Badajoz, para utilização pelas pessoas e pelos animais. Está classificado como Imóvel de Interesse Municipal desde 1993.
Fonte na Praça da República (Canha)
Uma fonte situada no meio do largo, uma bica no espaldar em arco perfeito verte água para um tanque semicircular.
Igreja da Misericórdia do Montijo (Montijo)
Uma igreja do século XVI mas com modificações nos séculos seguintes, mostra a fachada aberta pela porta principal com frontão triangular encimada por uma janela retangular e terminada em triângulo.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Afonsoeiro)
A Igreja Paroquial de Afonsoeiro é uma igreja erigida em 1995 e inaugurada em 8 de dezembro desse ano. Destaca-se a larga escadaria que antecede a entrada que é protegida por um alpendre a toda a largura.
Igreja de Nossa Senhora da Oliveira (Canha)
Uma construção do século XIII, teve remodelações nos séculos seguintes tendo atualmente pouco do original. A atual representa uma reconstrução do século XVII.
Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Pegões)
A igreja paroquial de Pegões é uma igreja recente com a entrada antecedida por um grande alpendre, destacando-se a torre sineira no lado direito da igreja e o tríptico, no interior, de Artur Bual.
Igreja de Santo Isidro de Pegões (Santo Isidro de Pegões)
Uma igreja com uma arquitetura e aspeto bastante fora do habitual, com a fachada e toda a igreja em perfil ogival. A fachada, em que se destaca a porta também em forma ogival, é ladeada pela torre sineira.
Igreja de São Jorge (Sarilhos Grandes)
A Igreja de São Jorge, uma construção do século XV, teve diversas remodelações nos tempos posteriores, as quais fizeram com que pouco restasse do templo original. O atual é uma reconstrução do século XVIII.
Igreja de São José (Montijo)
Igreja situada no centro da cidade, destaca-se a sineira situada sobre a parte posterior da nave da igreja e o painel do Santo no tímpano sobre a fachada principal.