Até há algumas de dezenas de anos formava um areal extenso, na zona urbana, desde a estrada até se chegar ao mar, a muitas dezenas de metros de distância. Devido ao avanço do mar está agora, na zona urbana, reduzida a alguns pouco metros e quase completamente desaparecida nas horas da maré alta.
No entanto a praia mantém-se excelente e com boa extensão de areal desde a ponta da Cova do Vapor até à Praia do Meco, em Sesimbra, uma extensão superior a 20 km, e por isso continua a ser muito concorrida.
Este ponto está situado na localidade Costa da Caparica, na freguesia Costa da Caparica.
(Distância: 419 m NE)
A capela de Nossa Senhora da Conceição foi edificada entre 1880 e 1882. No seu local existia uma pequena capela de madeira.
(Distância: 938 m N)
O Jardim Urbano da Costa da Caparica, numa área de 14 ha, é um espaço verde de divertimento, recreio e passeio, com recintos desportivos e um parque de merendas.
(Distância: 2 km E)
Edificado em 1558, era o convento da Ordem de São Francisco, sendo utilizado como refúgio dos frades franciscanos.
(Distância: 3 km NE)
Esta curiosa capela esteve muito tempo ao abandono sendo remodelada em 1973. Contém agora um núcleo do Museu de Almada dedicado à arqueologia árabe e à azulejaria de tradição arábica.
(Distância: 3 km N)
No local onde se situava a Ermida de São Jerónimo, esta igreja foi construída em 1856.
(Distância: 4 km N)
Junto da margem do Tejo foi construído este Passeio Ribeirinho em calçada portuguesa, equipado com esplanadas e iluminado à noite.
(Distância: 4 km N)
A "Onda de Abril" é uma escultura de autoria de Zulmiro de Carvalho inaugurada em 4 de novembro de 2001, junto da praia e do rio Tejo.
(Distância: 4 km N)
O Forte de Nossa Senhora da Saúde da Trafaria foi construído no século XVII, no tempo do rei D. Pedro II, para proteger a entrada do Tejo em conjunto com as defesas da margem norte.
(Distância: 4 km NE)
A igreja de Nossa Senhora do Monte de Caparica era no início uma ermida no cimo de um monte, dedicada a Santa Maria.
(Distância: 4 km E)
O Solar dos Zagallos é uma casa apalaçada do século XVIII, que foi recuperada pela Câmara Municipal e transformada em Centro Cultural.