Inaugurado em 24 de junho de 2000, o Elevador Panorâmico da Boca do Vento liga o caminho na marginal ao longo do Rio Tejo e o Jardim do Rio com a parte alta de Almada.
Este ponto está situado na localidade Almada, na freguesia Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.
(Distância: 72 m W)
Um jardim criado à beira-rio, um espaço muito agradável para passeio ou descanso, com o elevador da Boca do Vento que permite o acesso vindo do miradouro, e a Fonte da Pipa.
(Distância: 103 m S)
Aqui era o Palácio da Cerca, o maior da arquitetura civil dos séculos XVII e XVIII de Almada, com influência barroca e romântica.
(Distância: 119 m S)
O Pátio Prior do Crato é um pátio rodeado por casas cujo nome provém de ter sido aqui que D. António, Prior do Crato, último rei de Portugal antes do domínio Filipino, herdou casas de seu pai, donatário de Almada.
(Distância: 160 m W)
A Fonte da Pipa foi mandada construir pelo rei D. João V em 1736 para abastecer os moradores com água de boa qualidade.
(Distância: 185 m E)
O Jardim do Castelo está situado junto do Castelo de Almada e com uma vista espetacular sobre o rio Tejo e a cidade de Lisboa.
(Distância: 187 m SE)
A escavação do local arqueológico foi iniciado com a descoberta de objetos nas obras de construção de uma moradia na Rua Henriques Nogueira, na Almada Velha.
(Distância: 200 m SE)
Uma construção possivelmente do século XVIII, incluía uma prisão e um tribunal. Contém agora serviços da Câmara Municipal.
(Distância: 206 m W)
O Museu Naval foi inaugurado em 1991 e está presente no espaço que pertenceu à Companhia Portuguesa de Pescas.
(Distância: 208 m E)
Após a conquista da Almada por D. Afonso Henriques, o Califado Almóada ocupou o Castelo de Almada em 1191, arrasando-o. D. Sancho I reconquistou o castelo em 1195.
(Distância: 209 m SE)
Igreja de São Tiago ou de Santiago, antiga Igreja Matriz de Almada, está situada no Largo 1º de Maio, junto da entrada para o castelo.