Este edifício inclui agora o Gabinete da Presidente da Câmara Municipal e os serviços de apoio.
Neste local foi proclamada a República no dia 4 de outubro de 1910, a véspera da proclamação oficial, com o desfraldar da bandeira republicana.
O Pelourinho de Almada esteve em frente deste edifício desde uma data desconhecida até ser destruído em 1868, após o que as duas peças restantes estão guardadas no convento de Santo António dos Capuchos, na Caparica.
Este ponto está situado na localidade Almada, na freguesia Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.
(Distância: 22 m N)
A escavação do local arqueológico foi iniciado com a descoberta de objetos nas obras de construção de uma moradia na Rua Henriques Nogueira, na Almada Velha.
(Distância: 31 m E)
A Igreja da Misericórdia foi construída em 1555 junto dos antigos Paços do Concelho e do antigo hospital que tinha sido edificado em 1480 pela Infanta D. Beatriz.
(Distância: 90 m SW)
Este museu inclui exposições de instrumentos, partituras, fotografias, documentação e outros materiais dedicados à música, do espólio municipal.
(Distância: 91 m NW)
O Pátio Prior do Crato é um pátio rodeado por casas cujo nome provém de ter sido aqui que D. António, Prior do Crato, último rei de Portugal antes do domínio Filipino, herdou casas de seu pai, donatário de Almada.
(Distância: 111 m NW)
Aqui era o Palácio da Cerca, o maior da arquitetura civil dos séculos XVII e XVIII de Almada, com influência barroca e romântica.
(Distância: 113 m NE)
Igreja de São Tiago ou de Santiago, antiga Igreja Matriz de Almada, está situada no Largo 1º de Maio, junto da entrada para o castelo.
(Distância: 139 m NE)
O Jardim do Castelo está situado junto do Castelo de Almada e com uma vista espetacular sobre o rio Tejo e a cidade de Lisboa.
(Distância: 176 m SW)
Foi construído em 1922 neste local o primeiro chafariz para abastecimento de água a Almada. Antes deste a distribuição era garantida pelos aguadeiros que a traziam da Fonte da Pipa.
(Distância: 188 m NE)
Após a conquista da Almada por D. Afonso Henriques, o Califado Almóada ocupou o Castelo de Almada em 1191, arrasando-o. D. Sancho I reconquistou o castelo em 1195.
(Distância: 200 m NW)
O Elevador da Boca do Vento liga o caminho na marginal ao longo do Rio Tejo com a parte alta de Almada. Da cabine panorâmica avista-se uma excelente paisagem do Tejo e de Lisboa.