Sabonha era uma das sedes do antigo concelho do Ribatejo, aparecendo documentada pela primeira vez em 1264.
No início do século XVI começou a perder a importância para os vizinhos concelhos de Alcochete e Aldeia Galega (Montijo). Aqui tinha sido construída uma igreja que foi ficando degradada pela pouca importância da localidade, e de que atualmente nada existe.
Dada a queda da localidade, os frades descalços da Ordem de São Francisco ocuparam a igreja, ou o que restava dela.
Em 1571 foi feito um pedido ao rei D. Sebastião, pelos frades, para a doação desta igreja ou ermida de Nossa Senhora da Sabonha. A intenção era a de construírem um mosteiro naquele local, ajudado pelo facto do abandono da igreja matriz de Alcochete e Aldeia Galega, pedido esse que foi concedido pelo rei.
A construção do mosteiro iniciou no ano seguinte, então com o nome de Nossa Senhora do Socorro. Nos dois séculos seguintes o mosteiro conseguiu uma grande prosperidade suficiente para ser ampliado e onde residia um grande número de frades, conseguindo assim fazer renascer a importância de Sabonha que mudou de nome para São Francisco.
Extinto em 1834, o Convento de São Francisco foi vendido e demolido em 1838 restando unicamente, até hoje, o pórtico por onde se acedia ao recinto do convento.
O pórtico é formado por três vãos em arco perfeito assentes sobre pilares de secção retangular encimados por frontões decorados com painéis de azulejos do século XVIII.
No total de dez painéis, cinco de cada lado, três sobre os arcos e dois sobre as colunas, estes representam São Salvador da Horta, São Pascoal Bailão e Santo António no lado norte, e São Boaventura, São Luís e São Francisco no lado sul.
Os arcos laterais são terminados em pináculos e o central com uma cruz.
Este pórtico está classificado como Imóvel de Valor Concelhio desde 1996.
Este ponto está situado na localidade São Francisco, na freguesia São Francisco.
(Distância: 21 m SW)
(Distância: 26 m W)
A freguesia de São Francisco, com o nome anterior de Sabonha, era sede do concelho de Ripa Tejo e foi a origem do atual concelho de Alcochete.
(Distância: 147 m NE)
(Distância: 191 m SE)
(Distância: 302 m E)
(Distância: 402 m E)
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km W)