Este ponto está situado na localidade Alcácer do Sal, na freguesia Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana.
(Distância: 68 m S)
Conhecida como Fonte Nova, tem como única referência a inscrição no quadrado em pedra na parte superior, o ano de 1721. O anexo à direita é constituído pelo lavadouro comunitário, com uma cobertura e formado por um único tanque de planta retangular.
(Distância: 134 m N)
Com início da construção atribuído ao século XVI, só no século XVIII a Igreja do Convento de Frades, ou Igreja de Santo António, teve o seu remate final concluído. Iniciada em 1524, em 1540 dá-se a construção da cerca e, entre 1554 e 1556, a edificação da capela paralela à Igreja, denominada de Onze Mil Virgens.
(Distância: 134 m S)
Uma das mais antigas histórias de Portugal, Alcácer do Sal e o seu território apontam para uma vida de quarenta mil anos, remontando ao Período do Mesolítico. A localidade de Alcácer do Sal foi fundada pela civilização fenícia, durante o período de 1500 a 300 a.C.
(Distância: 163 m S)
A construção da Igreja e Hospital da Santa Casa da Misericórdia prolongou-se entre os séculos XVI e XIX. Em 1530 foi a fundação da Instituição em Alcácer do Sal, e em 1547 inicia-se a construção do hospital, essencialmente com dinheiro das esmolas.
(Distância: 175 m SW)
Uma torre anexada ao castelo, sendo uma construção do século XII, mais propriamente do ano de 1191, mandada erguer de raiz pelo Califa Almóada Yá Qub Al-Mansur, torre com estatuto de militar com vigilância privilegiada sobre o porto fluvial e oceânico de Alcácer.
(Distância: 180 m SW)
(Distância: 180 m SW)
Este Porto Palafita é formado por diversos passadiços em madeira sobre estacas que foram construidos há pouco mais de 60 anos. Integrado na reserva natural do Sado, serve como embarcadouro dos barcos de pesca. Há ainda diversas casas de madeira transformadas em arrecadações.
(Distância: 197 m E)
(Distância: 200 m E)
Com a indicação de que é do século XVI, mais exatamente de 1592, a Fonte do Painel ou Fonte do Brasão mostra uma bica e por cima um painel representa as armas da cidade de Alcácer do Sal, descrevendo a vida do rio Sado durante o período romano e a caravela com mastro grande encimado pelo escudo de Portugal, entre outros elementos.
(Distância: 203 m W)
A Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo situa-se no interior do castelo, tendo a sua edificação a atravessar os séculos XIII, XVI, XVII e XVIII. Iniciado em em 1217, no início do século XVI realiza-se a substituição das bases das colunas da nave. Desde 1951 a Igreja de Santa Maria do Castelo é Imóvel de Interesse Público.