Pedro Nunes, o homem que divide a praça com o mesmo nome, centralizado entre os dois edifícios máximos do poder concelhio, o antigo e o atual.
A sua homenagem deve-se ao maior matemático da história de Portugal, que viveu no tempo dos Descobrimentos, entre 1502 e 1578, tendo contribuído na expansão marítima e na arte de navegar. Condições que, para além de matemático, foi cosmógrafo do reino, professor dos Infantes, autor de tratados científicos e criador de instrumentos de navegação.
Foi um importante homem da ciência, não só em Portugal como na Europa do Renascentismo, em que desenhou mapas precisos e completos, numa amplitude de conhecimentos dos ventos, correntes dos oceanos, movimento dos astros, cálculos das latitudes, e muitos outros, contribuindo na expansão portuguesa pelo mundo.
Este ponto está situado na localidade Alcácer do Sal, na freguesia Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana.
(Distância: 16 m W)
Na baixa de Alcácer do Sal, em frente ao rio Sado, na Praça Pedro Nunes, encontram-se a antiga e a nova sede dos Paços do Concelho uma em frente da outra. Sendo antigamente a cadeia, além de Câmara Municipal, atualmente é o Departamento de Finanças.
(Distância: 17 m S)
Praça central da cidade, à direita encontra-se a Câmara Municipal e à esquerda os Antigos Paços do Concelho, onde atualmente funcionam as finanças. Ao centro exibe-se a estátua de Pedro Nunes, que contribuiu para a expansão de Portugal pelo mundo.
(Distância: 18 m E)
O edifício da Câmara Municipal é um edifício do século XVIII em estilo pombalino. Em 1969 ocorreu um grande incêndio que o destruiu por completo, sendo recuperado e reinaugurado 4 anos depois, mas tendo-se perdido uma grande parte da documentação existente.
(Distância: 18 m N)
(Distância: 31 m NE)
A Igreja do Espírito Santo, uma construção do século XVII, teve a sua origem proveniente do hospital com o mesmo nome, uma edificação do século XVI. Atualmente está ali instalado o Museu Municipal Pedro Nunes, e está desde 1993 classificada como Imóvel de Interesse Público.
(Distância: 32 m NE)
(Distância: 57 m N)
(Distância: 120 m SW)
Um dos grandes rios portugueses ou dos mais conhecidos que têm a sua origem em terras portuguesas, denominava-se de Sádão pelos romanos aquando da ocupação destes na Península Ibérica. Com origem na Serra da Vigia no Concelho de Ourique, percorre 180 km até ao mar, próximo da cidade de Setúbal.
(Distância: 139 m NE)
Uma torre anexada ao castelo, sendo uma construção do século XII, mais propriamente do ano de 1191, mandada erguer de raiz pelo Califa Almóada Yá Qub Al-Mansur, torre com estatuto de militar com vigilância privilegiada sobre o porto fluvial e oceânico de Alcácer.
(Distância: 142 m N)
No ponto mais alto de Alcácer do Sal edifica-se o castelo, uma imponente fortificação que teve um papel importante e determinante na vida da cidade. Com raízes muçulmanas, a estrutura terá sido mandada edificar em 1191 pelo califa almóada Ya'qub Al-Mansur e conquistado em definitivo em 1217 por D. Afonso II.