Este ponto está situado na localidade Tomar, na freguesia Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais.
(Distância: 7 m SE)
Um conjunto de arcos que totalizariam 38, se tivessem sido todos concluídos, ladeando dois edifícios. Estaus era o antigo nome de uma hospedaria, tendo o de Tomar sido mandado construir pelo Infante D. Henrique no inicio do século XV. Estão classificados como Imóvel de Interesse Público desde 1946.
(Distância: 108 m SW)
Um de três passos da Via Sacra, pequenas capelas maneiristas sendo uma do século XVI e as restantes do século XVIII. Segundo a tradição, aqui se realizava a Via Sacra no século XVII.
(Distância: 111 m SW)
Um palácio do século XVIII de dois pisos em planta retangular, uma casa senhorial de grande valor arquitetónico e histórico. Sendo vendido em 1869 ao Barão de Alvaiázere, Manuel Vieira da Silva Borges e Abreu, daí adquiriu o nome. De 1914 a 1975 foi o Quartel-General da Região Militar de Tomar.
(Distância: 151 m N)
Inaugurada em 2008 no local onde o compositor Fernando Lopes Graça nasceu em 17 de dezembro de 1906, é um centro de documentação e artístico sobre a sua vida e obra.
(Distância: 152 m W)
Estes dois elementos de igreja / hospital que foram edificados em separado, vieram séculos mais tarde a unir-se numa só instituição.
(Distância: 162 m N)
Esta central é um museu que mostra um importante conjunto de equipamentos das formas de produção de energia elétrica, hidráulica, a vapor e diesel. Forneceu energia elétrica a Tomar desde 1902 até 1950, ano em que a cidade passa a ser fornecida pela central da barragem de Castelo de Bode.
(Distância: 180 m NW)
Uma construção do século XV como sinagoga, foi encerrado em 1496 pela expulsão dos judeus. Foi depois prisão até 1923, sendo então adquirido por Samuel Schwarz para ser criado pelo Estado Português o atual Museu Luso-Hebraico.
(Distância: 186 m E)
Criado em 1951, é um espaço onde se compra e vende de todos os tipos de produtos alimentares. Encerrado em 2010, reabriu 6 anos depois, após a remodelação necessária.
(Distância: 240 m SW)
Um Padrão Filipino situado ao centro do Largo da Várzea Grande, que data de 1627. É composto por uma coluna de secção quadrada sobre um bloco e uma base também quadradas. Celebra a entrega pelo rei Filipe III da Várzea Grande ao povo de Tomar.
(Distância: 241 m N)
Uma construção de 1922, mas com influências revivalistas do período manuelino na decoração e nas janelas amaineladas, foi a residência do historiador Vieira Guimarães.