×
Pontos de Interesse no Concelho de Tomar
Igreja Matriz de Alqueidão (Alqueidão)
Destaca-se a grande escadaria que antecede o adro da igreja e o grande espaço à frente, com um pequeno anfiteatro, ideal para os festejos que ali possam decorrer. A fachada é aberta pela porta emoldurada sobreposta de um nicho do santo padroeiro.
Igreja Matriz de Asseiceira (Asseiceira)
Dedicada a Nossa Senhora da Purificação, ou das Candeias, foi mandada construir pelos condes de Atalaia no início do século XVI e restaurada no final da década de 1980. Destaca-se no interior os silhares de azulejos do século XVII em desenho de padrão.
Igreja Matriz de Carrazede (Carrazede)
Destaca-se nesta Igreja Matriz de Carrazede a fachada aberta pela porta ladeada de dois nichos vazios. A porta é sobreposta de outra porta com varandim e uma janela circular para iluminação do coro. É ladeada pela torre sineira.
Igreja Matriz de Casais (Casais)
Dedicada a Nossa Senhora do Reclamador, destaca-se a entrada antecedida por um pequeno alpendre. Uma grande escadaria permite o acesso ao recinto da igreja. A torre sineira à direita da fachada e um anexo à esquerda completam o conjunto.
Igreja Matriz de Junceira (Junceira)
Dedicada a São Mateus, a Igreja de Junceira foi reconstruída em 1820 sofrendo diversas alterações, nomeadamente no altar-mor. A fachada é aberta pela porta em arco abatido e termina em tímpano contracurvado. A torre sineira está adossada no lado direito, em plano recuado.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Sabacheira)
Igreja Matriz e Paroquial de Sabacheira, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, o átrio da igreja murado é antecedido por uma escadaria. A torre sineira à direita termina no coruchéu piramidal bolboso ladeado por pequenos pináculos de formato idêntico.
Igreja Matriz de São Silvestre de Beselga (São Silvestre)
Um simples templo rural, é constituída por nave única com fachada terminada em tímpano contracurvado e ladeada pela torre sineira terminada em coruchéu piramidal. No interior destaque para a imagem original de Nossa Senhora do Ó que foi modificada no século XV para Nossa Senhora do Rosário.
Igreja Matriz de Serra (Serra)
Dedicada a Nossa Senhora da Purificação, esta igreja, situada quase no centro da localidade, destaca-se pela porta principal encimada por três janelas, todas de frontão decorado, e a torre sineira à esquerda terminada em coruchéu piramidal.
Igreja Matriz de Vale do Calvo (Vale do Calvo)
Igreja situada junto do cemitério da freguesia, destaca-se a porta principal em frontão triangular encimada por duas janelas em arco quebrado. A torre sineira, terminada em coruchéu piramidal, está adossada à esquerda da fachada principal.
Igreja Paroquial de Pedreira (Pedreira)
A Igreja Matriz de Pedreira, dedicada a Nossa Senhora das Neves, foi reconstruída entre 1777 e 1782. Igreja de uma só nave, com capela-mor e dois altares colaterais, o teto é em madeira de três planos. No presbitério destaca-se uma imagem da Santíssima Trindade esculpida em pedra, do século XVI.