×
Pontos de Interesse no Concelho de Tomar
Fórum Romano de Tomar (Tomar)
Uma villa romana, sinal da presença romana na região, espaço situado entre edifícios romanos, onde foram descobertos mosaicos, moedas e outros objetos em escavações efetuadas no século XIX. Está classificado como Monumento Nacional.
Homenagem aos Combatentes da Grande Guerra (Tomar)
O Largo da Várzea Grande, em frente da Estação da CP, foi recentemente requalificado, sendo para aqui trazido o monumento aos Combatentes da Grande Guerra que se encontrava no Largo 5 de Outubro. Este monumento foi erguido ao centro da nova rotunda aqui construída pela requalificação.
Igreja da Imaculada Conceição (Curvaceiras Grandes)
Igreja matriz da localidade de Curvaceiras Grandes, ao centro da mesma, está situada num encontro entre duas ruas, destacando-se a torre sineira terminada na ventana sineira e em coruchéu ladeado por pináculos. No tímpano, sobre a porta, um painel de azulejos representa a padroeira.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Olalhas (Olalhas)
Igreja Paroquial de Olalhas, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, também é conhecida por Santa Maria da Piedade ou Santa Maria do Olival. Esta vigararia pertenceu à Ordem de Cristo, no termo de Tomar, sendo agora da diocese de Santarém, arciprestado de Tomar.
Igreja de Nossa Senhora da Graça (Tomar)
Estes dois elementos de igreja / hospital que foram edificados em separado, vieram séculos mais tarde a unir-se numa só instituição.
Igreja de Santa Maria dos Olivais (Tomar)
Edificada onde se encontrava a cidade romana de Sellium, foram descobertas estruturas para suporte dos alicerces do templo.
Igreja de São João Batista (Tomar)
A Igreja S. João Batista ou Igreja Matriz de Tomar remonta ao século XV, ao tempo do Infante D. Henrique, estando referenciada na colectânea como ponto da reunião local.
Igreja de São Miguel de Carregueiros (Casal da Igreja)
Igreja Paroquial de Carregueiros, dedicada a São Miguel, em que se destaca a porta emoldurada sobreposta de um óculo circular em tímpano para iluminação do coro. A torre sineira, terminada em coruchéu piramidal está destacada à esquerda da fachada.
Igreja de São Pedro de Alviobeira (Alviobeira)
A freguesia de São Pedro de Alviobeira pertenceu ao concelho de Ferreira do Zêzere até 24 de outubro de 1855, quando passou a pertencer ao concelho de Tomar. Destaca-se a torre sineira à direita da fachada, terminada em coruchéu piramidal.
Igreja e Convento de Santa Iria (Tomar)
Começando por ser uma casa de recolhimento, em 1526 uma das filhas da fundadora pediu para seguir a observância de Santa Clara.