×
Pontos de Interesse no Concelho de Tomar
Capela de São Gregório (Tomar)
Edifício do início do século XVI, esta capela tem uma planta centralizada e de estrutura octogonal rematado por uma cúpula renascentista.
Capela de São José (Portela, São Pedro de Tomar)
Uma capela dedicada a São José, a entrada é antecedida por um alpendre e uma escadaria, junto da qual se situa um salão anexo. Entre as duas edificações situa-se a sineira e a capela é rodeada por um grande espaço para realização de festas.
Capela de São Lourenço (Tomar)
Esta capela é, segundo a tradição local, um marco histórico porque foi aqui o ponto de encontro das tropas de D. João I e Nuno Álvares Pereira para a Batalha de Aljubarrota.
Casa Manuel Guimarães (Tomar)
Casa do século XVI em que se destaca a janela de ângulo, com colunelo a sustentar a cornija. Foi biblioteca municipal entre 1969 e 1997, e é atualmente uma galeria de exposições.
Casa Memória Lopes-Graça (Tomar)
Inaugurada em 2008 no local onde o compositor Fernando Lopes Graça nasceu em 17 de dezembro de 1906, é um centro de documentação e artístico sobre a sua vida e obra.
Casa Vieira Guimarães (Tomar)
Uma construção de 1922, mas com influências revivalistas do período manuelino na decoração e nas janelas amaineladas, foi a residência do historiador Vieira Guimarães.
Castelo de Tomar (Tomar)
Das várias alterações verificadas no recinto fortificado, a maior parte delas realizaram-se no alargamento do Convento de Cristo.
Central Elétrica de Tomar - Núcleo Museológico (Tomar)
Esta central é um museu que mostra um importante conjunto de equipamentos das formas de produção de energia elétrica, hidráulica, a vapor e diesel. Forneceu energia elétrica a Tomar desde 1902 até 1950, ano em que a cidade passa a ser fornecida pela central da barragem de Castelo de Bode.
Claustro e Janela (Tomar)
Em 1418, sob o Infante D. Henrique, Mestre da Ordem, foi construído o claustro entre a charola e a fortaleza templária.
Convento de Cristo (Tomar)
Faz parte do conjunto Templário do Castelo / Convento de Cristo, edificado entre os sécs. XII e XVIII pelo Gão Mestre D. Gualdim Pais.