×
Pontos de Interesse no Concelho de Tomar
Arco das Freiras (Tomar)
Uma das muitas edificações arcaicas da cidade, o Arco das Freiras está situado sobre a Rua de Santa Iria, do mesmo nome do convento.
Arcos de Estaus (Tomar)
Um conjunto de arcos que totalizariam 38, se tivessem sido todos concluídos, ladeando dois edifícios. Estaus era o antigo nome de uma hospedaria, tendo o de Tomar sido mandado construir pelo Infante D. Henrique no inicio do século XV. Estão classificados como Imóvel de Interesse Público desde 1946.
Biblioteca Municipal de Tomar (Tomar)
A Biblioteca Municipal de Tomar Dr. António Cartaxo Da Fonseca, inaugurada em 1997, dispõe de salas de leitura para todos e salas para crianças e jovens, sala de audiovisuais e um auditório. Dispõe ainda de espaço internet.
Cadeia Comarcã de Tomar (Tomar)
Antiga cadeia comarcã, foi construída em 1916 e ali funcionou até 1972. É atualmente o Posto Territorial da GNR.
Capela da Carregueira (Carregueira)
Capela com fachada frontal aberta pela porta em arco abatido sobreposto de uma janela retangular. Destaca-se a sineira sobre a empena, terminada em pináculos piramidais.
Capela da Fonte Dom João (Fonte Dom João)
Pequena capela situada ao centro da localidade, num recinto murado e com a entrada antecedida por um alpendre. Uma sineira sobre o telhado completa o edifício. Em frente está situado o coreto da localidade.
Capela da Quinta do Falcão (Quinta do Falcão)
Uma capela em que se destaca a fachada antecedida por um alpendre a toda a largura da fachada. Sobre este alpendre, aberto por arcadas, situa-se a sineira e uma cruz no vértice do tímpano.
Capela da Rua de Quental (Tomar)
Esta capela está situada num beco entre edifícios. No entanto tem uma fachada aberta pela porta que é encimada por um frontão interrompido e este por uma janela redonda em vitral. O tímpano é centrado por um nicho com a imagem do padroeiro.
Capela de Santa Marta (Santa Marta)
Uma capela dedicada a Santa Marta, na localidade com o mesmo nome, a entrada é antecedida por um alpendre de construção posterior, suportado por quatro pilares. A pequena sineira está construída por cima de um anexo à direita da capela.