Muito cedo pode ter atingido a elevação a vila, ao conseguir o seu primeiro foral dado pela Rainha Santa Isabel, facto este no entanto não confirmado.
Sem uma confirmação de tal facto, é certo que mais tarde, no reinado de D. João III, a povoação de Sardoal é elevada a vila, sendo ao mesmo tempo demarcados os seus limites territoriais de então.
Vítima da interiorização, a vila de Sardoal, que tinha no seu primeiro recenseamento de 1864 perto quatro mil e oitocentos habitantes, tem atualmente pouco menos, cerca de quatro mil.
Este ponto está situado na localidade Sardoal, na freguesia Sardoal.
(Distância: 4 m N)
Câmara Municipal de Sardoal, Praça da República, 2230-222 Sardoal
(Distância: 8 m NE)
Situada na Praça da República em comunhão com outros edifícios como a Câmara Municipal e o Pelourinho, a Capela do Espírito Santo tem uma inscrição no portal de 1603.
(Distância: 12 m SE)
Atualmente erguido na Praça da República, só no século XVI é que foi possível tal edificação devido à elevação de Sardoal a vila por parte de D. João III.
(Distância: 26 m SE)
A Praça da República, na vila de Sardoal, aqui se chega, daqui se deixa a vila, ou até mesmo se parte a pé para uma visita à parte histórica da vila.
(Distância: 46 m N)
Esta é a fachada de um dos maiores projetos arquitetónicos e de referência obrigatória do património do Sardoal, denominada de Casa Grande ou Casa dos Almeidas.
(Distância: 72 m N)
Situada no centro da vila, a Capela de Nossa Senhora do Carmo é um edifício do séc.XVIII e que se incorpora na denominada Casa Grande ou da Casa dos Almeidas.
(Distância: 139 m S)
O que parece ser um edifício como tantos outros é na verdade um elemento de certo modo importante e de relevo para a vila de Sardoal, não só no aspeto arquitetónico como histórico.
(Distância: 145 m SE)
Com a Igreja da Misericórdia e a Antiga Cadeia, a Igreja Matriz, com a sua origem no séc. XIV, completa os três elementos situados na parte antiga do Sardoal.
(Distância: 193 m S)
Um dos três elementos existentes na parte histórica do Sardoal, a Igreja da Misericórdia ergue-se no local de uma antiga ermida e remonta ao ano de 1370.
(Distância: 230 m N)
Mais um templo religioso a pertencer ao século XVIII, também incorporado no espaço residencial da Família Serrão da Mota.