Esta capela foi construída próximo da albufeira do rio Arecês, usada para captação de água para abastecimento do concelho de Sardoal.
A capela apresenta uma planta retangular e uma fachada simples. A porta em moldura reta é ladeada por duas janelas também em moldura reta. Sobre a arquitrave da porta, rematada por volutas, podemos ver uma cruz em baixo relevo ladeada por pináculos.
Existe ainda uma sineira à esquerda e sobre o telhado da capela
A anteceder a porta da capela, que se situa num local mais elevado para evitar inundações com a subida do nível do rio, existe uma escadaria.
No interior da capela, a nave única é coberta por abóboda de berço, decorada com pinturas de brutesco que representam elementos diversos com as figuras da Adoração ao Menino Jesus, dos Reis Magos e dos Pastores, e ainda cenas da Anunciação e da Assunção da Virgem.
Na parede testeira vemos um retábulo cobre colunas compósitas. Um nicho enquadrado pelo retábulo continha uma imagem de Nossa Senhora da Lapa que está guardada numa quinta para evitar o vandalismo. O retábulo e a imagem foram mandados executar no séc. XVIII por Duarte de Sousa França, sobrinho do fundador e detentor do padroado da capela.
Destaque ainda para as paredes interiores revestidas a azulejos de padrão polícromo.
Esta capela está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1996.
Este ponto está situado na localidade Cabeça das Mós, na freguesia Sardoal.
Perto da capela existe uma excelente área de lazer muito arborizada com um parque de merendas à beira do rio.
(Distância: 128 m SW)
Entre as localidades de Cabeça das Mós e de Entrevinhas, e junto da Ribeira de Arecês, encontramos um local de lazer paradisíaco.
(Distância: 1 km NW)
No ponto mais elevado da aldeia de Entrevinhas, a poucos quilómetros da sede do concelho, podemos ver um grupo de quatro moinhos construídos no século XIX.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km N)
Perto da aldeia de Presa situa-se esta zona com um parque de merendas, junto da ribeira, com mesas de piquenique e um parque arborizado.
(Distância: 3 km E)
(Distância: 3 km E)
(Distância: 3 km N)
Este núcleo museológico mostra uma exposição de artigos relacionados com a produção de artigos de linho, vime e ainda pão, bolos e doces.
(Distância: 4 km W)
Uma das muitas capelas que a vila de Sardoal possui e a única que até ao séc. XX se registava como pública.
(Distância: 4 km W)
(Distância: 4 km W)
Existe no Sardoal um eucalipto que foi plantado em 1850 e que se diz ser o mais velho da Europa e dos mais grossos do mundo.