Foi nesta localidade, Pé da Pedreira, encontrada uma jazida de pegadas de dinossauros, no lugar do Vale dos Meios, que dá o nome à jazida.
Esta pedreira, como outras duas igualmente existentes a descoberto, só muito recentemente, apenas desde o ano de 1998, se tornaram notabilizadas e classificaram o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros como um dos mais famosos a nível mundial por pegadas de dinossauros a céu aberto.
Uma laje de enormes proporções, com cerca de 7500 metros quadrados, está repleta de pegadas de dinossauros terópodes, carnívoros bípedes, os primeiros deste tipo a serem identificados no território que corresponde ao Portugal atual.
É formado por dezenas de trilhos e centenas de pegadas dos seres que aqui viveram há 175 milhões de anos, época que pertenceu ao Jurássico Médio. Nessa altura o nível de mar permitia, nesta região que hoje corresponde às Serras de Aire e Candeeiros, a passagem dos dinossauros, perpetuando assim os testemunhos da existência desta espécie e ajudando na sua definição cronológica.
Uma verdadeira raridade conhecida mundialmente, sendo-lhe apenas atribuída uma classificação de Imóvel de Interesse Municipal.
Este ponto está situado na localidade Pé da Pedreira, na freguesia Alcanede.
(Distância: 4 km SW)
Esta capela, que dá pelo nome de Santa Catarina, tem uma situação um pouco privilegiada, pois encontra-se no cruzamento que daqui vai dar a Alcobertas.
(Distância: 4 km NW)
(Distância: 4 km NW)
Um grande painel de azulejos na fachada mostra a imagem de Nossa Senhora de Fátima
(Distância: 4 km S)
O Castelo de Alcanede é mais um do grupo de defesa na linha de Santarém e Lisboa, na defesa e aumento do território. Provavelmente terá sido fundado no ano 150 a.C.
(Distância: 4 km S)
Segundo algumas opiniões, a Igreja Matriz de Alcanede foi fundada por D. Afonso Henriques que em 1163 terá doado a régia do foro eclesiástico da vila alcanedense, ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
(Distância: 5 km S)
Construído em 1883, apresenta duas grandes facetas, o revivalismo e o romântico. O capitel apresenta elementos do neo-manuelino.
(Distância: 5 km S)
Ponte Romana ou Ponte da Ribeira de Nede, datada do século III, esta ponte dava continuidade ao caminho, dos mais antigos, que ligava Santarém a Porto de Mós.
(Distância: 5 km S)
Esta capela é do período das Misericórdias, em que os templos religiosos surgiram depois dos hospitais, fundados pela Princesa D. Leonor.
(Distância: 5 km NE)
(Distância: 5 km NE)