Formada longitudinalmente, apresenta uma planta retangular de nave e capela-mor, possuindo uma sineira quadrada com quatro sinos, nas traseiras. A fachada com o rasgo do portal principal em verga reta é sobrepujada por um frontão curvilíneo. Por cima, um outro rasgo da janela, iluminando a nave.
Este ponto está situado na localidade Vila Chã de Ourique, na freguesia Vila Chã de Ourique.
(Distância: 13 m N)
A batalha de Ourique foi tão importante para o desenrolar da história de Portugal como a localização se tornou numa verdadeira disputa ao reclamar o cenário desta batalha.
(Distância: 2 km SW)
Este chafariz, situado numa das ruas antigas próximo do centro do Cartaxo, no extremo de um pequeno mas agradável jardim, foi construído em 1889.
(Distância: 2 km SW)
Após duas deslocações este Cruzeiro, a partir de 1869, foi colocado em definitivo no local em que se situa ao lado da Igreja Matriz.
(Distância: 2 km SW)
Edificada no século XIV, foi sagrada em 1329 por D. Ambrósio Pereira Brandão, bispo de Ressiona. Todavia a sua reconstrução corresponde ao século XVII.
(Distância: 2 km SW)
A instituição máxima de uma cidade que, por capricho ou simplesmente o bel-prazer de uma Rainha, dado o interessante chilrear de uns pássaros que se denominavam de cartaxos, deu ao lugar onde se encontrava na altura o nome de Cartaxo.
(Distância: 2 km SW)
No Museu de Miniaturas poderá ver carroças, botas, tijolos, faiança, mobília, escada em caracol, arreios, roldanas, obras de serralharia civil, etc.... e até um motor a vapor.
(Distância: 5 km W)
Situado no centro da aldeia, temos mais um exemplar de um coreto bem conservado sobrevivendo ao tempo e aos olhares que por lá passam.
(Distância: 5 km W)
Situado muito perto da Igreja Matriz da qual recebeu o nome, o poço de São Bartolomeu servia de bebedouro aos animais.
(Distância: 5 km W)
A edificação primitiva da igreja corresponde ao século XIV, época em que foi mencionada na relação das igrejas pertencentes à Ordem de Cristo.
(Distância: 5 km W)
À semelhança da vila de Pontével, também Vale da Pinta tem a sua fonte de mergulho sob o mesmo estilo, com direito a manter-se no património da aldeia e com as suas gentes a fazerem por isso.