Durante o inverno muitas vezes o nível do Rio Tejo sobe vários metros até chegar às povoações ribeirinhas, nomeadamente Valada e outras localidades próximas.
Foi por esse motivo que foi construído um dique para assim proteger as casas e as populações, tal como em outras localidades vizinhas e da mesma forma situadas na zona ribeirinha do Tejo.
Do outro lado do dique está também uma placa indicativa do nível atingido pelas cheias de 11 de fevereiro de 1979, que quase ultrapassaram o nível do dique.
Este ponto está situado na localidade Valada, na freguesia Valada.
(Distância: 26 m N)
Valada, ou Valada do Ribatejo, tem como padroeira Nossa Senhora do Ó, ou Nossa Senhora da Expectação, a quem a Igreja Matriz é dedicada, sendo possivelmente datada de 1211.
(Distância: 90 m S)
Existe uma pequena marina, cais ou embarcadouro, junto do Parque de Merendas e da Praia Fluvial.
(Distância: 299 m SW)
Sinal dos tempos antigos, junto do dique existe uma fonte para a população se abastecer de água e uma bomba de água num poço que em tempos teve decerto um bom uso.
(Distância: 452 m SW)
Em Valada, ou Valada do Ribatejo, entre o dique e o Rio Tejo, existe um belo Parque de Merendas que tem tudo o que é necessário para se passar umas horas em convívio, piquenique, jogos, brincadeiras, tudo o que nos apetecer.
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 2 km S)
Um espaço amplo à beira-rio com muitas árvores, sombras, mesas e bancos para piquenique.
(Distância: 2 km S)
A estrada principal da aldeia, onde se situa a igreja, e uma das ruas transversais.
(Distância: 2 km S)
As casas avieiras são pequenas construções de madeira destinadas aos pescadores. Habitualmente pintadas de cores vivas e assente em pilares.
(Distância: 2 km S)
É uma aldeia piscatória criada em meados dos anos 30 pelos pescadores que se deslocavam no inverno, com as suas famílias, de Vieira de Leiria para a pesca no rio Tejo.