Vista de Porto de Muge
Vista de Porto de Muge
Do tempo dos romanos existem sinais de este local ter sido utilizado para se atravessar o rio, por barco, e para carga dos produtos agrícolas, vindos dos terrenos férteis do Ribatejo.
Porto de Muge
Porto de Muge

Já do tempo dos romanos existem sinais, tal como posteriormente dos árabes, de este local ter sido utilizado tanto para se atravessar o rio, por barco, como para carga dos produtos agrícolas, vindos dos terrenos férteis do Ribatejo, para serem transportados para norte ou para sul ao longo do Rio Tejo.

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É também do tempo dos romanos a existência de uma povoação neste local. O porto fluvial e a proximidade de Muge, no outro lado do rio, deram o nome à povoação de Porto de Muge. No centro da povoação terá existido uma capela, dedicada a São João Batista, onde os navegantes eram benzidos antes das viagens.

Pontes ferroviária e rodoviária

Em 1904 foi construída a Ponte Rainha D. Amélia, a primeira travessia ferroviária do rio Tejo, ligando o norte de Portugal com o sul, que foi a única antes da adaptação da Ponte 25 de Abril, em Lisboa. Esta ponte foi em 2001 convertida para rodoviária depois de ser construída, em 1987, outra ponte ferroviária paralela a esta.

Dique

Devido à constante elevação do nível do Rio Tejo, durante o inverno, foi construído no final do séc. XIX um dique ao longo de toda a região ribeirinha, de que aqui se vê uma grande parte.

Este ponto está situado na localidade Porto de Muge

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