Esta terra está marcada pelo seu conteúdo histórico e cultural, e com ela a Igreja Matriz desta comunidade chamada de Louriceira. Também é conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
As origens do templo e da terra misturam-se desde do ano 1151, embora a atual construção da igreja seja de um século posterior, ou seja, do século XVI.
Na segunda metade deste século este templo foi aumentado com uma construção da nave. A fachada principal viria a ser terminada já no século XVII.
De tipo manuelino, tem empena de bico ladeado por uma torre baixa quadrangular de feição quinhentista.
No seu interior, o templo tem o seu teto revestido de madeira e as paredes são revestidas por azulejos do século XVII, azuis e brancos. O batistério e capela-mor também estão revestidos de azulejos que cobrem ainda os vãos da abóbada.
No pavimento da capela-mor há uma lápide sepulcral digna de referência com um leão no escudo e o epitáfio semi-apagado, referentes a Lopo Dias Fayn, fidalgo da casa d' El Rei, e a sua mulher.
Quero referir também a porta lateral e os cachorros em pedra servindo de caleiras da parte traseira, um em cada esquina.
Este monumento está classificado como Imóvel de Interesse Público desde do ano de 1996.
Este ponto está situado na localidade Louriceira, na freguesia Malhou, Louriceira e Espinheiro.
Quase no extremo oeste de Louriceira, a igreja situa-se no largo entre a Rua da Igreja e a Rua de São Vicente.
(Distância: 438 m SE)
(Distância: 1 km E)
(Distância: 2 km SE)
O aqueduto do rio Alviela, que faz a captação de água próximo dos Olhos de Água, foi inaugurado em 1880 e construído com a finalidade de fornecer de água Lisboa e os concelhos vizinhos.
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 3 km NE)
Localizado no adro da igreja, é um cruzeiro datado de 1732 com a cruz assente sobre uma base quadrada e três degraus. Mostra em relevo os símbolos do Calvário de Cristo.
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 3 km N)
Esta biblioteca foi inaugurada em 28 de setembro de 2002 num antigo celeiro do início do século XX, após as necessárias obras de adaptação. Permite a consulta de obras locamente ou para empréstimo, além de conter um espaço multimédia para o público em geral ou infantil e ainda postos de acesso à Internet.
(Distância: 3 km N)
(Distância: 4 km N)
Construído em 1954, contém um auditório para 300 pessoas, além de uma galeria de exposições e um espaço café-concerto. Ali se realizam espetáculos de teatro, cinema ou música.
(Distância: 4 km N)
Câmara Municipal de Alcanena - Praça 8 de Maio, 2380-037 Alcanena