À semelhança do Palacete Mesquita, a Villa Beatriz é um dos muitos edifícios antigos que permanecem na Ermesinde atual, rodeada de uma arquitetura nova.
Na verdade, ainda é possível a manutenção deste edifício arquitetonicamente diferente do Palacete e rodeado de um bom espaço verdejante, servindo inclusivamente de parque ao centro da localidade. Tudo isto deve-se ao fato de muito cedo entrar em discussões com as instituições máximas de Portugal, transformando este pequeno espaço em algo cultural e desportivo.
Este edifício tem uma traça arquitetónica curiosa, à semelhança de uma propriedade nobre demonstrada-se através dos painéis de azulejos azuis e que espelham a vida rural da localidade.
Foi mandada edificar por Amadeu Ferreira de Sousa Vilar, vindo posteriormente a pertencer a um industrial e proprietário de fábrica de tecidos Sá.
Este ponto está situado na localidade Ermesinde, na freguesia Ermesinde.
(Distância: 696 m N)
Na zona central de Ermesinde encontra-se a capela de São Silvestre que é o monumento mais antigo da localidade e foi a primeira Igreja Matriz desse aglomerado populacional.
(Distância: 814 m SE)
Em 1749, ano em que começou a edificação do convento com o lançamento da primeira pedra, já existia uma ermida, que foi substituída pela atual Igreja de Santa Rita.
(Distância: 1 km NW)
Símbolo da aproximação de um templo religioso e, neste caso, em frente à Igreja Matriz de Ermesinde, este monumento deverá ter sido edificado durante o século XVIII.
(Distância: 1 km NW)
Situado próximo da nova Igreja Matriz, com a linha férrea a intermediar, o Palacete do Mesquita é um de muitos existentes em Ermesinde que apareceram entre os finais do século XIX e inícios de XX.
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km NE)
A capela conhecida como Nossa Senhora da Conceição, edificada em 1733, tem como padroeiro São Vicente de Ferrer devido ao fundador com o mesmo nome, Vicente Ferreira Alfena.
(Distância: 2 km W)
Esta igreja de estilo românico está datada de 1120. Faria parte de um primitivo convento paleocristão ou pré-românico datado de 974 e atualmente desaparecido.
(Distância: 3 km NE)
Constituído por sete cruzes, este conjunto faz parte da Via-Sacra, da primeira metade do século XVIII, situada a caminho da Igreja Matriz.
(Distância: 3 km S)
Com os símbolos das Quinas da Bandeira Portuguesa, terminando com uma esfera armilar e uma cruz, mostra as datas de 1140, 1500, 1640 e 1940, e a legenda "Aos Fundadores e Restauradores da Pátria".
(Distância: 3 km SW)
Situada em Rio Tinto, faz parte da antiga Quinta Nossa Senhora da Lapa, é anterior ao século XVII mas foi reformada no século XVIII.